“Precisamos caminhar rumo à uma participação cada vez maior da mulher na política”, diz Ireuda Silva

A presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher na Câmara de Salvador, vereadora Ireuda Silva (Republicanos), relembrou neste domingo (03) o dia em que foi instituído o direito ao voto feminino no Brasil, que completou 89 anos. Segundo a republicana, a data representou um marco rumo à consolidação democrática no Brasil, e serve também para lembrar que a mulher ainda não está totalmente inserida na atividade política.

“Precisamos caminhar rumo à uma participação cada vez maior da mulher na política. Nas casas legislativas e em vários outros órgão e instituições, a presença da mulher ainda é relativamente tímida. Até hoje, tivemos apenas uma mulher presidente do Brasil, apesar dos inúmeros quadros qualificados que temos. Quantas mulheres foram presidentes da Câmara, do Senado? Quantas mulheres estão no Judiciário, na liderança de movimentos sociais?”, questiona Ireuda.

As últimas eleições registraram um aumento do número de mulheres no Congresso Nacional. Foram eleitas 77 deputadas federais, contra 51 em 2014, o que representa um crescimento de 51%. O número se manteve estável no Senado. Ao todo, 15% do Congresso é composto por mulheres. “Apesar do crescimento, vemos que essa quantidade é incontestavelmente baixa. Se nada for feito a respeito, levaremos décadas, talvez séculos, para que o número de homens e mulheres atinja um equilíbrio minimamente aceitável na política”, acrescenta Ireuda.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados