No caminho tinha uma igreja, tinha uma igrejinha no caminho – Por Fagna Santos*

Reza a lenda que em Salvador existe uma igreja católica para cada dia do ano (essa quantia vai muito além), de fato, quantas delas você realmente conhece?

Nossos colonizadores na luta pelo poder em todas as esferas nos limitaram a uma única fé, sua fé católica. Com o passar dos tempos,
depois de muita luta e esforço, conhecemos o outro lado da história dominante. Disso tudo restaram grandes templos banhado a ouro, ostentando a real fé. Mas isso é outra história que discutiremos depois…

Hoje eu quero falar de uma charmosa igrejinha fora de todas as rotas turística de quem visita Salvador. Desconhecida até mesmo do
soteropolitano. Bem vindo à Igreja São Gonçalo do Corpo Santo – uma jovem senhora, cheia de respeito e pouco conhecida, o que torna a visita um tanto exclusiva com direito a recepção de um jovem guardião do tesouro. Tive sorte de conhecê-la nos detalhes.

De idade avançada, alguns autores citam sua fundação por volta de 1711, por Pedro Gonçalves, marinheiro espanhol, para pagar uma promessa feita durante uma tempestade na Baía de Todos os Santos. Essa pérola fica ao lado da Praça Cairú, Mercado Modelo e passou nove anos fechada. Quando estiver fazendo sua foto no Elevador Lacerda é só olhar pra baixo que avistará ela na Rua do Corpo Santo – te convidando pra uma visita.

No livro Retalhos de um arquivo (1972), Manoel Barbosa, afirma que essa “mocinha” é pelo menos um século mais velha e cita que existia uma ermida no local, muito antes da Paróquia da Conceição da Praia (1623), sua amiga famosa. Sabe-se também, que ela perdeu um pedaço da sua edificação pra passagem da rua, no fundo. Que seu teto em ouro por um longo período foi pintado de tinta óleo. Só depois da sua última reforma que durou dois anos, entregue no início do ano, trouxe o ouro de volta. Foi tombada pelo IPHAN em 1938.

As missas acontecem dias de terça e sexta às 12h. Vai me dizer que não ficou com vontade de conhecer? Venha conhecer conosco!
*Eu sou @fagnasantoss, jornalista, descobrindo Salvador.

Categorias: Coluna,Noticias

Comentários estão fechados