Acidentes com brinquedos foi tema da Tribuna Popular

No mês em que se comemora o Dia das Crianças (12), aumenta a preocupação com a qualidade dos brinquedos colocados à venda no mercado. O tema foi abordado da Tribuna Popular da Câmara Municipal, na sessão desta segunda-feira (7), por Gustavo Figueiredo Mercês, presidente da Rede de Consumo Seguro e Saúde, que alertou para a importância da certificação e os riscos de acidentes provocados pela manipulação de brinquedos piratas.
Gustavo Mercês falou também da importância das eleições realizadas no domingo (6) para eleição dos conselheiros tutelares, parabenizando a secretária Rogéria Santos, de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), pela organização do processo que envolveu a participação de 1.481 servidores públicos concursados. Ele fez questão de rebater acusações veiculadas na mídia e redes sociais sobre possível influência de igrejas evangélicas na eleição para os Conselhos Tutelares.

CEI para apurar

O líder da bancada da oposição, vereador Sidninho (Podemos), lamentou a defesa do processo eleitoral feita da Tribuna Popular e denunciou: “Foi escancarada a boca de urna, usaram ônibus para transporte de eleitores. Foi nítido o direcionamento fraudulento das eleições”. Segundo ele, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) solicitou a atuação da Guarda Municipal para dar segurança aos locais de votação, o que não foi atendido.
O vereador Marcos Mendes (PSOL), presidente da Comissão de Defesa da Criança e do Adolescente, criticou o Estado e o Município por não darem suporte à fiscalização do processo. Ele colocou o colegiado à disposição da população para registro de denúncias sobre possíveis excessos cometidos nas eleições.
Moisés Rocha (PT) sugeriu a instalação na Câmara de uma Comissão de Inquérito para apurar denúncias de abuso no processo, como a utilização de transporte gratuito para eleitores. “Tem fotos e filmes mostrando ônibus estacionados nos locais de votação sem bandeira”, frisou.
A proposta contou com o apoio da ouvidora-geral da Casa, Aladilce Souza (PCdoB), que também colocou a estrutura da Ouvidoria para receber denúncias. Ela fez questão de ressaltar que tem certeza da lisura da organização do processo eleitoral pela secretária Rogéria Santos, vereadora licenciada, e pelo presidente do CMDCA, Renildo Barbosa, mas ponderou que se alguns candidatos cometeram abusos eles têm que ser apurados.
Já o vereador Luiz Carlos (Republicanos) classificou as denúncias como “discursos vazios, sem fundamentos” e parabenizou os organizadores da eleição. Ele citou como exemplo o local de votação do bairro de Santa Cruz, no final de linha, onde ônibus ficam parados aguardando o horário das saídas.

Categorias: Destaque,Noticias

Comentários estão fechados