Eletricistas da turma de jovens em situação de vulnerabilidade social são contratados pela Coelba

A primeira turma do projeto Energia para Aprender, de formação de eletricista para jovens em vulnerabilidade social, recebeu, nesta quinta-feira (03), o certificado de conclusão do curso. O programa, iniciado em novembro do ano passado, habilitou 21 Jovens Aprendizes para trabalhar como eletricistas prediais e também de rede de distribuição de energia elétrica.

Dois jovens da turma, Jonathan Grisosti e Thiago Gomes receberam a notícia da contratação pela Coelba durante o evento de formatura. “Confesso que eu não esperava. Eu tinha essa expectativa, mas não pensei que fosse agora. Estou muito feliz e vou dar o melhor de mim”, disse Thiago.

Foram 10 meses de aulas teóricas e atividades práticas, de segunda a sexta-feira, na Escola de Eletricistas da Coelba, no SENAI Dendezeiros, em Salvador. Carga horária total de 808 horas/aula.

A iniciativa da Coelba, empresa da Neoenergia, é uma parceria com a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, SENAI, Acopamec (Associação das Comunidades Paróquias de Mata Escura e Calabetão) e FUNDAC (Fundação da Criança e do Adolescente).

A formação amplia a chance de inserção desses jovens no mercado de trabalho e também de contratação pela Coelba ou de outras empresas do ramo de energia. “É muito gratificante ver que uma empresa do tamanho da Coelba tem esse olhar diferenciado e que se preocupa com a inclusão desses jovens. É uma visão sensível e humana”, avalia Taís Arruti, coordenadora do Projeto de Fiscalização e Aprendizagem da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Todos os jovens tiveram apoio de psicólogos, assistentes sociais e “padrinhos” – colaboradores da Coelba que acompanharam de perto o progresso dos jovens em visitas semana, o que possibilitou a experiência de assistir de perto a rotina de trabalho dos técnicos da Concessionária. “Só é possível combater as desigualdades e a violência que impera na nossa sociedade com oportunidade e oferta de condições. É dessa forma que os jovens vão poder construir sonhos e projetos”, acredita Regina Afonso, diretora da FUNDAC.

Durante todo o programa, os jovens (15 meninos e 06 meninas), entre 18 e 21 anos, receberam bolsa auxílio de R$ 492,90, ticket refeição no valor de R$ 799,26 e vale transporte. Agora eles estão capacitados para realizar serviços de construção, operação e manutenção de rede de distribuição de energia elétrica, de montagem e instalação de iluminação pública, seguindo normas técnicas, de segurança, qualidade e meio ambiente.

É com muita satisfação que vejo que esses jovens aceitaram o desafio proposto pelo programa e agarraram a oportunidade para uma real mudança de vida. Receber esse certificado de conclusão do curso é a prova da força de vontade de realizar o compromisso assumido por eles. Fico extremamente feliz em já efetivar algumas contratações da primeira turma do projeto”, destaca o diretor presidente da Coelba, Fulvio Machado.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados