Espaço Cultura da Barroquinha e seu entorno – Por Fagna Santos*

Certamente você já passou em frente e preferiu olhar pra o lado, os compromissos te fizeram passar despercebido pelas belezas existentes naquele lugar. E são muitas, começando pela história.

Salvador guarda histórias que são verdadeiros tesouros, que vale muito a pena vivenciá-los. Por volta de 1722, VManoel Leitão e sua companheira doaram as terras para a construção de uma capela para a Confraria de Nossa Senhora da Barroquinha, erguida com doações dos moradores entre 1722 e 1726.

Anos depois, o lugar viu nascer uma das mais respeitada Irmandade da Bahia a Confraria de Nossa Senhora da Boa Morte. Em seus arredores nascera um batuque que mais tarde torna-se um dos primeiros terreiros de Candomblé da cidade, isso por volta de 1830. Tudo pulsava, a vida seguia quando tudo foi quase destruído por um triste incêndio… refeita com todas as suas dores, hoje a Igreja segue sendo palco de exibições teatrais, shows, segue expondo nossa história. De quarta a domingo, das 14h às 19h, acontece a Exposição Orixás da Bahia – com entrada gratuita.

E os seus arredores?
Seu entorno oferece cultura, beleza, lazer e uma vista maravilhosa do mar de Castro Alves. Como se não bastasse tanto, na lateral temos a famosa Rua do Couro, com um mix de produtos em couro vindo do interior baiano.

Aproveite e conheça o Teatro Gregório de Mattos que fica do outro lado, com suas aconchegantes lojas. O prédio oferece uma vista maravilhosa do terraço que se encontra interditado para visitação.

Tome um café, leia um livro, conheça sua cidade, suas praças, viaje em suas histórias, pulse, viva!

*Eu @fagnasantos e sigo querendo muito viajar por Salvador com você

Categorias: Coluna,Noticias

Comentários estão fechados