Jerônimo Rodrigues recebe o Título de Cidadão de Salvador.

“Se a educação sozinha não transformar a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda.” Com essa frase do educador Paulo Freire, o presidente da Câmara Municipal de Salvador, vereador Geraldo Júnior (SD), homenageou o secretário estadual da educação, Jerônimo Rodrigues, que recebeu na noite desta segunda-feira (26), o Título de Cidadão de Salvador. A sessão solene realizada no Plenário Cosme de Farias, contou com a presença de autoridades do estado, município e educadores.

“Jerônimo tem traçado sua bela trajetória sempre pautada no altruísmo e na transposição das barreiras que a vida sempre nos coloca. A sua vida e de seus 10 irmãos sempre foi de muita luta e união. O secretário fez muitos trabalhos sociais em toda Bahia e aqui em Salvador não foi diferente, atuando politicamente em movimentos sociais, seja como voluntário em diversas frentes sociais governamentais e não-governamentais”, disse o presidente em seu discurso.

Irmão da vereadora Marta Rodrigues (PT), o homenageado assim como ela nasceu na cidade de Aiquara e estudou em Jequié. Em Salvador há 20 anos, ele destaca seu sentimento de pertencimento à capital. “É um orgulho estar ao lado do meu irmão para ver ele receber essa homenagem. Jerônimo traz a firmeza, coerência e história das mulheres de nossa família. Mulheres fortes como nossa bisavó dona Veva que hoje de onde estiver se orgulha desse homem em meio às cinco irmãs”, disse a vereadora.

Jerônimo Rodrigues, que adentrou o Plenário ao som dos clarins dos Filhos de Gandhy, disse que recebia o título como um novo registro de nascimento político. “Cheguei aqui e construí minha vida através da educação. Só ela pode nos devolver a dignidade. Eu gostaria que esse título pudesse ser dedicado às pessoas que vieram para cá e ajudaram a construir essa cidade”, disse o homenageado. “Agradeço esse título ao presidente Geraldo Júnior que tem se mostrado tão competente na direção desta Casa, que por sua grandiosidade e complexidade pode ser comparada ao Executivo de município do interior”, completou.

Jerônimo Rodrigues é professor na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) desde 1995. Lotado no Departamento de Ciências Sociais Aplicadas que abrange os cursos de Economia, Direito, Administração, Ciências Contábeis e Geografia.

“Enxergo o secretário como um exemplo de uma pessoa que venceu na vida. De origem humilde, conseguiu crescer através da educação e hoje tem a missão de inspirar outras pessoas e devolver ao povo o que lhe foi outorgado ao longo de sua vida”, afirmou o representante do governador Rui Costa, o secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas-Boas.

Formado em Engenharia Agronômica pela Universidade da Bahia (Ufba), com especialização em Desenvolvimento Territorial Sustentável, pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e mestrado em Ciências Agrária (Ufba), o secretário tem rica experiência como educador, tanto na educação popular através da sua ação junto ao Movimento de Organização Comunitária (MOC) como na educação formal.

O reitor da Ufba, João Carlos Salles, disse que o secretário é um parceiro da instituição e julgou como merecido o título outorgado pelo Legislativo Municipal. “A dedicação dele à educação e valores progressistas, a forma como lida com as causas da nossa cidade e do estado da Bahia o fazem merecedor de todas as homenagens”, disse Salles.
Prestigiaram a sessão, os vereadores Luís Carlos Suíca (PT) e Sílvio Humberto (PSB) e a vereadora Aladilce Souza (PCdoB). Além dos já citados, também fizeram parte da mesa o deputado federal Afonso Florence, a reitora da UFRB e esposa do homenageado, Tatiana Velloso, o deputado estadual Euclides Fernandes e o membro da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, Antônio Leal.

Categorias: Destaque

Comentários estão fechados