BCS Chapada do Rio Vermelho reúne idosos em edição especial do Viver Melhor

Uma edição especial do Projeto Viver Melhor, em homenagem ao Dia dos Pais, levou dezenas de idosos ao Centro Social Urbano do Nordeste de Amaralina, nesta sexta-feira (9). Promovida pela Base Comunitária de Segurança (BCS) da Chapada do Rio Vermelho, em Salvador, a ação acontece nas manhãs de segunda, quarta e sexta e visa promover o bem-estar da população da terceira idade que mora na região. No evento desta manhã, foram oferecidos diversos serviços, como a aferição de pressão e glicemia, rastreio de catarata, sessão de alongamento, apresentação de vídeos, café da manhã e bazar.

Por meio do policiamento preventivo e da realização de diversas ações, a Base Comunitária de Segurança aproxima a Polícia Militar das comunidades onde estão instaladas. De acordo com o comandante da BCS, tenente Felipe Gomes, um estudo com a população da comunidade detectou uma grande taxa de representantes da terceira idade no bairro. “Há diversos relatos de idosos que dão conta que até fazer as atividades de casa, do dia a dia, ficou mais fácil depois de ingressarem no Viver Melhor”, garantiu.

Bem-estar

Uma das participantes é a aposentada Lucidalva dos Santos. Com 81 anos, a moradora da Chapada do Rio Vermelho não perde um dia do projeto, desde que entrou, há oito meses. “Eu tinha problema de pressão alta e agora ela está normalizada. O Viver Melhor ajuda muito a todos nós”, contou. A voluntária e participante do Viver Melhor, Marcelia Fonseca, destacou que “o professor tem muita atenção com os participantes e isso faz com que todos se sintam ainda mais abraçados pela iniciativa”.

O professor em questão é o soldado Rafael Costa, que é formado em Educação Física e desenvolve todas as atividades das quais participam os idosos. “São promovidos exercícios de média e moderada intensidade focados em flexibilidade, equilíbrio, ganho de força e percepção. Além do ganho neuromuscular, essas ações contribuem para uma melhor socialização desses idosos”, descreveu o instrutor.

Viver Melhor

O projeto Viver Melhor visa promover a qualidade de vida para o público da terceira idade. As ações envolvem atividades físicas com foco nas especificidades dos idosos, e ainda, serviços de saúde esporádicos, oferecidos por meio de parcerias. Para participar do projeto na BCS Chapada Rio Vermelho, é preciso que o interessado more na região e preencha um pré-cadastro, que pode ser obtido no próprio CSU do Nordeste de Amaralina, localizado no Beco da Cultura, ou na Base Comunitária, que fica na Rua Coréia do Sul, número 474.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados