Eletrobras: Bolsonaro prepara privatização da estatal

O processo de desestatização da companhia deverá ser apreciado pelo Congresso Nacional

A Eletrobras afirmou na quinta-feira (1º), que o presidente Jair Bolsonaro autorizou que sejam aprofundados estudos para a privatização da companhia.
Segundo a estatal, os estudos serão para que o processo ocorra por “aumento de capital social, mediante subscrição pública de ações ordinárias da Eletrobras ou de eventual empresa resultante de processo de reestruturação”.

De acordo com o comunicado, o processo de desestatização da companhia deverá ser apreciado pelo Congresso Nacional. Bolsonaro participou ontem de reuniões sobre o assunto com o presidente da Eletrobras, Wilson Ferreira Jr., que fez o comunicado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Com as notícias da reunião, as ações ordinárias (com direito a voto) da estatal atingiram no dia máximas históricas nominais, terminando a sessão com avanço de 6,9%, a R$ 42,11.

O governo federal tem trabalhado para privatizar a Eletrobras desde o governo de Michel Temer, como parte de um esforço maior para vender ativos estatais.

Anteriormente, o governo previu receitas de R$ 12 bilhões com a privatização da empresa. Mas o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, afirmou recentemente que o total obtido na operação dependeria das condições de mercado.

Categorias: Destaque

Comentários estão fechados