Vereadora Ireuda Silva elogia colega Marta Rodrigues: “Tenho muito respeito e admiração”

Presente do início ao fim na cerimônia de entrega do Prêmio Maria Felipa, na última quinta-feira (25), a vereadora Marta Rodrigues (PT) foi a responsável por entregar a honraria à presidente do Ivecan, Genivaldente Santos. Coordenadora do projeto desde que iniciou o mandato, a vereadora Ireuda Silva (PRB), presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher na Câmara de Salvador, elogiou a colega, que foi homenageada no ano passado.

“Foi uma honra ter a vereadora Marta Rodrigues nesse evento que é tão importante para nós, mulheres negras. Embora estejamos em campos políticos diferentes, tenho muito respeito e admiração por ela, com quem tenho aprendido durante todo esse tempo de mandato. Assim como eu, Marta é uma das poucas mulheres na Câmara, e sua representatividade é de suma importância para a nossa luta em busca de espaço e para consolidar nossos direitos”, diz Ireuda.

Criado há 10 anos, o Prêmio Maria Felipa homenageia anualmente mulheres negras e latino-americanas que lutam contra o preconceito e em prol da autoafirmação. O nome faz referência a Maria Felipa de Oliveira, uma marisqueira e pescadora que viveu na Ilha de Itaparica e, assim como Joana Angélica e Maria Quitéria, lutou pela Independência da Bahia. Comandou um grupo de mais de 200 pessoas, em 1823, em reação ao ataque das tropas portuguesas. Ireuda prometeu lutar para que um monumento de Maria Felipa seja instalado na cidade.

Categorias: Destaque,Noticias

Comentários estão fechados