Vereadora Ireuda Silva é homenageada por atuação em defesa da mulher e pelo combate ao racismo

Presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher e vice-presidente da Comissão de Reparação, a vereadora Ireuda Silva (PRB) será homenageada em um evento em comemoração ao dia Internacional da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha, nesta sexta-feira (26), às 18h30, em Lauro de Freitas. O encontro é promovido pela Rede Nacional de Apoio à Mulher e acontece na rua Praia Funda Qd 07 Lote 22, em Vilas do Atlântico.

Além de Ireuda, serão reconhecidas outras cinco mulheres negras que se destacam na luta contra o preconceito, por mais direitos e espaços no mercado e de participação na sociedade como um todo: Terezinha Barros, primeira secretária da SPM de Lauro de Freitas; Maria de Lurde, juíza da 2ª Vara da Família; a advogada Fabiana Almeida; Genivaldete de Jesus, presidente do Ivecan; e Sule Nascimento, coordenadora do Centro de Referência Lélia Gonzalez.
De acordo com a advogada Helena Posener, coordenadora da Rede Nacional de Apoio à Mulher, a ideia é homenagear mulheres negras “que fazem a diferença na sociedade”. “Teremos muitas programações, como palestras, mesa redonda com personalidades que debaterão a problemática social”, diz sobre o evento.

Para Ireuda Silva, que coordena, em Salvador, o Prêmio Maria Felipa, é uma honra receber a premiação. “Recebo com alegria, orgulho, mas também humildade. O Dia Internacional da Mulher Latino-Americana e Caribenha é um símbolo da união de todas nós, mulheres, por direitos, espaços, emancipação e empoderamento. É também uma luta contra o racismo, do qual somos vítimas históricas. Além disso, precisamos valorizar nossas raízes e enaltecer nossa cultura, que sempre foi tão depreciada. Não podemos aceitar retrocessos. A mulher latina e negra é sinônimo de luta e resistência”, diz a republicana.

A RENAM –

Rede Nacional de Apoio às Mulheres é uma organização não governamental, apartidária e sem fins lucrativos, que tem por objetivo promover, proteger, assegurar, propor e resgatar os direitos das mulheres, inclusive, promovendo ações de incentivos e apresentação de medidas para garantir os direitos e a dignidade da pessoa humana.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados