Geomanta dá segurança a famílias em área de risco no Dique Pequeno

A geomanta aplicada sobre uma área de alto risco na Rua do Dique Pequeno passou a oferecer segurança para centenas de famílias que vivem nas imediações de uma encosta de 979,3 metros quadrados. Com investimento de R$ 146 mil, a intervenção foi inaugurada pelo secretário de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), vice-prefeito Bruno Reis, na comunidade localizada no Engenho Velho de Brotas, na noite de quarta-feira (26).

De acordo com Bruno Reis, nos últimos anos, Salvador avançou bastante na área de prevenção a desastres, sobretudo aqueles causados pelas chuvas. Entre as iniciativas adotadas pela gestão municipal, o vice-prefeito destacou a intensificação do uso de tecnologia, com a aquisição de novos pluviômetros e a instalação de estações meteorológicas para monitoramento do clima, assim como a preparação de operações especiais e os simulados de evacuação em comunidades vulneráveis.

Para Bruno, tais medidas, que incluem ainda a implantação dos Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil (NUPDECs) e do sistema de alarmes e alertas, foram responsáveis por tornar a Codesal uma referência nacional. “Nenhuma cidade está completamente imune aos efeitos dos fenômenos climáticos. Mas, sem sombra de dúvidas, Salvador, hoje, está muito mais preparada para enfrentar o período de chuvas fortes, especialmente no inverno, do que no passado”, assinalou.

Apenas para a Operação Chuva 2019, lançada na segunda metade de março, Bruno disse que a Prefeitura destinou R$ 70 milhões. Os investimentos contemplam ações para monitorar o volume de águas, fortalecer o sistema de alarme e alerta, realizar novas contenções de encostas e implantar geomantas. A iniciativa também envolve obras de macro e microdrenagem, recuperação de escadarias drenantes, aplicação de lonas, conscientização e treinamento das comunidades. “A nossa prioridade é preservar vidas”, frisou.

Acompanhado dos vereadores Paulo Magalhães Júnior e Sérgio Nogueira, de diversos líderes comunitários, do diretor-geral da Defesa Civil (Codesal), Sosthenes Macedo, do presidente da Companhia de Desenvolvimento Urbano de Salvador (Desal), Marcílio Bastos, e do ouvidor-geral do município, Humberto Viana, Bruno Reis também autorizou a implantação de iluminação em LED e a reforma de um campo de futebol na comunidade do Dique Pequeno.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados