Operação com segundo maior avião de carga do mundo é realizada no Brasil

A DC Logistics Brasil trouxe para o País a aeronave Antonov 124, o segundo maior avião de carga do mundo. O AN-124, como é chamado, é destinado para o transporte de cargas extradimensionadas e pesadas. “É uma aeronave que possui um custo operacional muito alto, por isso, é usado apenas em situações de extrema urgência onde a carga não cabe em nenhum outro avião de cargas que tenha fluxo regular naquela determinada rota”, destaca Dimitri Mattos, Trade Lane Developer – Project Specialist, da DC Logistics Brasil.

A operação com o avião foi apenas uma parte da logística que começou com diversas reuniões e conferências com toda equipe envolvida, cerca de 20 pessoas ao todo. “O projeto durou cerca de 90 dias de planejamento, e a execução durou ao todo seis dias do início do manuseio na planta do cliente ao destino final”, comenta Mattos.

O embarque partiu do aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), fazendo parada para abastecimento em Cabo Verde e com destino final o Reino Unido.

O especialista em projetos explica que a carga transportada tinha cerca de quatro metros de altura e aproximadamente 40 toneladas. Devido principalmente à altura, a carga só coube no ANTONOV 124.

A DC Logistics Brasil foi responsável pela coordenação de todos os serviços no Brasil, desde a retirada da carga na planta do exportador, até a colocação dentro da aeronave. “Nós contratamos a transportadora, o material especial para amarração da carga, surveyor e guindaste. Cada movimento da carga foi monitorado pela nossa equipe, sempre usando material inspecionado e certificado, tendo em vista que a carga é sigilosa, de alto valor e sensível”, ressalta Dimitri.

Com base nisso, foi desenvolvido o método de embarque, onde consta o planejamento do transporte, com datas e horas de ocorrência, incluindo as possíveis eventualidades e soluções para cada uma delas. “Todo este plano é feito para o sucesso da operação”, finaliza Mattos.

Categorias: Destaque

Comentários estão fechados