Aulas de inglês nas escolas municipais preparam alunos para uma formação ampla

Na Escola Municipal Ruy Lima Maltez é comum as crianças citarem vocábulos em inglês enquanto brincam ou interagem durante as aulas. Ao todo, 180 alunos matriculados do 1º ao 5º ano na instituição aprendem língua inglesa em paralelo à portuguesa na unidade escolar, localizada na Ladeira dos Galés, em Brotas. São utilizados para o ensino deste idioma recursos lúdicos como jogos, brincadeiras, contação de histórias e músicas. As aulas buscam integrar atividades de escuta, oralidade, leitura e escrita.

De acordo com a professora Débora Souza, que há quatro anos ensina o idioma na unidade, com as ferramentas utilizadas os alunos conseguem fixar melhor os conteúdos, já que as aulas ocorrem uma vez por semana. “Para as aulas serem mais criativas e não se tornarem chatas, trago um material extra para auxiliar na parte lúdica. Às vezes usamos os mesmos conteúdos, mas com estratégias diferentes para eles pensarem melhor”, explicou a professora.

As aulas são diversificadas e levam em consideração a faixa etária das crianças. No primeiro ano, por exemplo, as crianças iniciam a imersão no idioma inglês apreendendo sobre alfabeto, cores, números, formas, partes do corpo e membros da família. Já no segundo ano, há uma ampliação do vocabulário e a inserção de assuntos como animais – setorizados em estimação, fazenda e selvagens – e brincadeiras que estimulam o diálogo, como trazer para aula animais de pelúcia e descrever, verbalmente, suas qualidades em inglês.

A partir do segundo ano é sempre realizada uma revisão dos conteúdos da série anterior e acrescentados novos assuntos. A expectativa é que, ao concluir o quarto ano, os alunos estejam aptos a se apresentar com informações como nome, idade e nacionalidade, por exemplo, que formulem frases e tenham um vocabulário com termos que facilitarão a continuidade dos estudos e a comunicação em inglês.

Para Débora Souza, com o ensino desta língua e dos conceitos abordados em sala, é possível impactar em toda a formação pessoal e intelectual dessas crianças. “Ser educador é extremamente importante porque você trabalha com a formação pessoal, intelectual e cidadã das pessoas. Com os alunos do 1º até o 4º ano consigo dar sequencia no ensino e criar laços que facilitam na continuidade da aprendizagem. O ensino de Língua Inglesa é um desafio por ser outra forma de linguagem, por ampliar todo o repertório de comunicação, social e de identidade das crianças”, destacou.

Outras unidades – A disciplina de inglês é ofertada como obrigatória na matriz curricular da rede municipal desde o 1º ano do Ensino Fundamental. Assim, desde os seis anos os alunos iniciam sua experiência com outra língua. As crianças trazem para a escola conhecimentos prévios da língua adquiridos nos desenhos animados, musicas e materiais visuais que tem contato em casa e os professores também aproveitam para estimular e motivar a aprendizagem da língua.

Segundo detalhou a Gerente de Currículo da Secretaria de Educação (Smed), Edna Rodrigues, aprender Inglês em paralelo ao Português traz inúmeros benefícios para as crianças. “Aprender desde a infância garante chegar à adolescência com um bom nível no idioma, além de proporcionar oportunidades na vida acadêmica e profissional no futuro. O ensino do inglês nos primeiros anos do ensino fundamental faz parte de uma metodologia lúdica, com atividades divertidas, objetivando estimular o interesse da criança por uma nova língua”, finalizou. Foto: Jefferson Peixoto/Secom

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados