Homenagens marcam 470 anos de Salvador

No aniversário de 470 anos de Salvador, a Câmara Municipal fez uma homenagem ao talento, à excelência e ao trabalho de personalidades ilustres que contribuíram para a construção da história da cidade em áreas como saúde, segurança, cultura e assistência social. A sessão regimental que marcou a comemoração foi dirigida pelo presidente da Casa, vereador Geraldo Júnior (SD), na manhã desta sexta-feira (29), no Plenário Cosme de Farias.

Geraldo Júnior destacou que a cidade é feita pelo povo e que, por isso, nesta data, a Câmara lembrou a importância das pessoas para a construção de uma cidade melhor. “Cuidar de gente é vocação. Essa cidade me deu a honra de ser vereador, secretário municipal e agora presidente do Poder Legislativo Municipal e eu vou retribuir sempre com muito trabalho e amor”, afirmou.

O presidente também ressaltou ações para aproximar a população ainda mais da Casa Legislativa, como a criação da Comissão de Legislação Participativa, permitindo que o cidadão proponha projetos de leis e emendas. “Antes, para apresentar um projeto, um cidadão precisava recolher 150 mil assinaturas. Isso inviabilizava o processo. Encurtamos esse caminho e garantimos ao povo essa possibilidade de contribuir, de forma ainda mais direta, com os rumos da cidade em diversas áreas”, pontuou o presidente.

“Vivemos numa cidade moderna e que a cada dia se renova, seja no aspecto arquitetônico, artístico, cultural, religioso ou musical. Renovam-se também os desejos de nosso povo que encontra novas formas de se relacionar e ver os seus desejos de cidadãos atendidos”, disse.

Geraldo Júnior disse que a população soteropolitana está cada dia mais exigente e atenta. “Sabendo disso, cobro e sou incisivo com a nossa equipe no sentido de, a cada dia mais, ampliar os canais de comunicação capazes de aproximar a população de nossa Casa”, reforçou o presidente.

O vereador Alexandre Aleluia (DEM) destacou a empatia da cidade com moradores e turistas. “Salvador é mágica e tem muita tradição. A beleza dessa Casa traduz bem a da cidade. Comemorar os 470 anos de um cidade tão bonita como Salvador é um privilégio”, disse o vereador. “É uma data histórica e importante para a nossa capital. Esse é um momento para refletirmos sobre novas políticas públicas e sobre o futuro da cidade. Esperamos que Salvador possa fazer aniversário sempre bela, mas com menos desigualdade social”, destacou o vereador Hélio Ferreira (PCdoB)

“É d’Oxum”

O presidente Geraldo Júnior foi responsável pela entrega da placa ao ex-comandante do II Distrito Naval, vice-almirante Arnon Lima Barbosa, e ao presidente do Esporte Clube Bahia, Guilherme Bellintani. “A gente não escolhe os irmãos, mas a vida nos capacita para escolher os amigos”, pontuou.

Também homenageados, os cantores Gerônimo e Jorge Zárath cantaram trechos de músicas que enaltecem Salvador, como “É d’Oxum” e “Sou Soteropolitano”. A Banda da Guarda Civil Municipal fez a execução do Hino Nacional e o Hino ao Dois de Julho foi cantado pelo Coral da Câmara de Salvador. O grupo de Capoeira Sambauê fez uma apresentação sob o comando do mestre Pitbull. Ao final da sessão, teve bolo e parabéns.

A mesa da sessão regimental foi composta pelo 1º e 2º secretários da Mesa Diretora da Câmara, vereadores Carlos Muniz (Podemos) e Orlando Palhinha (DEM), respectivamente; pelo deputado estadual Tiago Correia (representando o presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, deputado Nelson Leal); pelo secretário estadual de Tecnologia, Ciência e Inovação, Rodrigo Hita, representando o governador Rui Costa.

Também compuseram a mesa da sessão o subcomandante-geral da Polícia Militar, coronel Reis (representando o comandante-geral da PM, coronel Anselmo Brandão); o delegado geral Polícia Civil, Bernardino Filho; o presidente da Associação dos Delegados da Polícia Federal, Rony José Filho, e a presidente da Associação das Baianas de Acarajé, Rita Maria Ventura. Um grupo expressivo de mototaxistas prestigiou o evento e mereceu citação do presidente Geraldo Júnior pela importância da categoria para a mobilidade urbana.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados