Estratégia de Resiliência de Salvador será lançada nesta terça (26)

Salvador dará mais um importante passo em direção a um futuro sustentável com o lançamento da Estratégia Salvador Resiliente, um plano integrado, colaborativo e de longo prazo para abordar os desafios da cidade e das pessoas no convívio urbano. O evento é organizado pela Secretaria de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência (Secis) e acontece nesta terça-feira (26), no Forte São Diogo, às 17h.

Estarão presentes no lançamento o prefeito ACM Neto; o secretário da Secis, André Fraga; o diretor para America Latina do Programa 100 Cidades Resilientes (100RC), Eugene Zapata; a Chief Resilience Officer (CRO) e diretora de Resiliência de Salvador, Adriana Campelo; a vice-orefeita de Atenas, Myrivili Eleni; e o diretor da Fundacion Avina, Pablo Vagliente.

“A gente está dando um presente antecipado de aniversário dos 470 anos da cidade. Vamos comemorar pensando no futuro e em como tornar Salvador uma cidade sustentável”, disse André Fraga. A Estratégia de Resiliência possui diversas iniciativas de longo prazo que permitam que no futuro Salvador seja considerada uma cidade resiliente.

A iniciativa integra a programação da Semana de Resiliência, com atividades que abordam temas e iniciativas presentes na Estratégia, como o lançamento do Edital Economia Circular, ocorrido ontem (25). Acontecem também palestras e workshops que até quinta-feira (28) em diferentes locais da cidade.

Espírito público – A Estratégia de Resiliência de Salvador é um trabalho pautado pelo espírito público de construir uma cidade inclusiva, igualitária, moderna e inovadora, que seja um legado para gerações futuras. A visão de uma Salvador resiliente é que “a cidade seja reconhecida pelo rico patrimônio humano e cultural, aberta ao mar e ao mundo. Capital das múltiplas identidades, criatividade e inovação, onde o desenvolvimento sustentável e tecnológico promove a resiliência, a inclusão e a integração das pessoas”.

Isso é o que afirma o próprio plano de resiliência da capital, que possui cinco pilares: 1) Cultura e Múltiplas Identidades; 2) Comunidade Saudável e Engajada; 3) Economia Diversificada e Inclusiva; 4) Cidade Informada e Governança Inovadora; e 5) Transformação Urbana Sustentável. Esses pilares estabelecem as bases para a construção de uma Salvador Resiliente no futuro.

O documento foi concebido em parceria com outras secretarias, órgãos e diretorias da Prefeitura, além de membros do setor privado, sociedade civil e terceiro setor. Através da parceria com o Programa 100 Cidades Resilientes (100RC) da Fundação Rockefeller, houve o auxílio de consultores e estudiosos do Brasil e de outros países, em unidade com diversas cidades do mundo.

Processo – Em 2017, Salvador foi escolhida para fazer parte da 100RC, uma rede que se dedica a ajudar cidades ao redor do mundo a se tornarem mais resilientes frente aos crescentes problemas ambientais, sociais e econômicos do século XXI. Com o anúncio, a capital baiana recebeu da rede uma verba de US$1 milhão com o objetivo de colocar em prática as ações que fomentem a resiliência na cidade.

Assim, ainda em 2017 se deu o início do desenvolvimento da estratégia. O projeto em três fases principais: Avaliação Preliminar, Estratégia e Implementação. A companhia internacional Arup Group realizou a consultoria das duas primeiras fases que envolveram quase 6 mil pessoas em dezenas de oficinas.

Na primeira fase, finalizada em janeiro de 2018, foram realizados workshops, entrevistas e pesquisas com a sociedade civil, setor privado e setor público para levantamento dos principais problemas de resiliência do município. O resultado foi um Relatório Preliminar de Resiliência (PRA), que conta com a definição das principais frentes de trabalho do projeto.

Já a Fase 2 foi caracterizada justamente pelo desenvolvimento da Estratégia de Resiliência. Foram realizados 10 estudos específicos, oficinas para discussão e 114 entrevistas com especialistas e representantes do setor privado, esferas do poder público, academia, organizações sociais e comunidades. No total, foram definidas 60 iniciativas resilientes agregadas nos cinco pilares do documento. Com a entrega da Estratégia Salvador Resiliente, será iniciada a terceira e última fase, a de implementação do plano.

Contribuição – Além da participação popular e dos diversos atores sociais, a construção da Estratégia de Resiliência de Salvador teve o apoio técnico e financeiro de diversas redes internacionais. Foram firmadas parcerias importantes com a Fundación Avina; Fundo Multilateral de Investimentos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (FOMIN); Bernard van Leer Foundation, Associação de Voluntários para o Serviço Internacional (AVSI); e Sociedade Alemã de Cooperação Internacional (GIZ). Além desses, houveram trabalhos desenvolvidos com parceiros da plataforma 100RC como Ordnance Survey International, Global Network for Advanced Management, Knowledge Hub e Repowering London.

Programação

26 de março

17h – Lançamento da Estratégia de Resiliência no Forte São Diogo.

27 de março

8h30 – 11h30 – Painel Salvador Resiliente.

Local: Wish Hotel da Bahia.

O evento apresentará a Estratégia Salvador Resiliente e irá debater sobre os desafios das cidades resilientes e como a resiliência está se tornando o novo paradigma para o planejamento de políticas públicas.

14h – 16h30 – Workshop Crescendo na Cidade: Design Urbano focado nas crianças.

Local: Hub Salvador.

O workshop faz parte de uma parceria entre a fundação holandesa Bernard van Leer, a Prefeitura e a consultoria Arup Internacional para o desenvolvimento de um Guia para design e implementação de intervenções em comunidades vulneráveis voltadas às crianças e mulheres grávidas.

O desenvolvimento do Guia incluirá trabalhos de campo que serão realizados em diferentes tipologias de assentamentos informais em Salvador, Brasil; Beirute, Líbano; e Nairóbi, Quênia. O evento tem capacidade para 50 pessoas e é voltado para arquitetos, urbanistas e profissionais da área.

28 de março

8h30 -17h – Workshop Governança Integrada e microacessibilidade no Centro Antigo de Salvador.

Local: Hotel Pestana Convento do Carmo.

O evento é direcionado para os órgãos e departamentos públicos que trabalham com o desenvolvimento do Centro Antigo de Salvador. Haverá a participação do consultor especializado em centros históricos, Randal Masson da PennPraxxis (EUA).

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados