LIivro Sobre Suicídio Mostra a Importância De Cuidar Da Saúde Mental E Concorre ão Premio Kindlei De Literatura

O livro“Suicídio: Desconstruindo Minha Vida”, escrito por Anna K. Gonsalez, conta uma história ficcional baseada em fatos reais,que foi inspiradaem um suicida,que compartilhou seus momentos finais em um sincero diálogo com sua irmã, justificando sua decisão e mostrando que, para ele, esse era seu único caminho. O livro foilançado em São Paulo, no mês de outubro de 2018, e está concorrendo ao Prêmio Kindle de Literatura.

A escritoratem como principal objetivo abordar o tema, que além de ter grande relevância na sociedade, mostra que qualquer pessoa pode pensar em suicidar-se. Por isso, considera tão importante o diálogo sobre suicídio e saúde mental. “Vivenciei uma história real de suicídio e me inspirei para criar uma ficção, justamente por também me interessar pelo tema. No livro, são abordados assuntos relacionados à saúde mental, suicídio, relações familiares conturbadas e homossexualismo”, comenta Anna.

No Brasil, o número de casos de suicídio aumenta todos os anos cerca de 2,3% (dados de 2018 apresentados pelo Ministério da Saúde). Entre os casos, as mulheres são consideradas maioria. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o número de suicídios é maior que os de homicídios (800 mil por ano contra 470 mil). O livro “Suicídio: Desconstruindo Minha Vida” ajuda a demonstrar que essas mortes poderiam ser evitadas com alguns fatores de prevenção, principalmente se o preconceito contra doenças mentais fosse menor, já que depressão e transtornos mentais estão diretamente relacionados com grande parte dos casos de suicídio.

A obra, que mostra reflexões narradas pelo suicida em momentos finais de sua vida, desconstrói sua existência e desvenda uma teia de mentiras que também afetam a narradora que vivencia memórias, desencontros e fracassos que marcaram sua vida. O livro é o primeiro escrito por Anna K. Gonsalez e já está concorrendo ao Prêmio Kindle de Literatura, realizado pelo site de vendas Amazon e pela editora Nova Fronteira. Os cinco finalistas serão divulgados entre os dias 21 e 31 de janeiro de 2019, mas o ganhador de 30 mil reais e um contrato com a Editora Nova Fronteira será divulgado entre 18 e 28 de fevereiro de 2019.

Para os próximos anos, a escritora pretende fazer um curso de escrita criativa e continuar a escrever ficção, além de escrever um livro contando experiências reais de familiares de suicidas.

Categorias: Destaque

Comentários estão fechados