Seminário promove reflexões e troca de experiências sobre fortalecimento do Suas

Com o objetivo de capacitar os colaboradores que atuam na gestão do Sistema Único de Assistência Social (Suas), o Seminário Fortalecimento do Suas: Um Novo Tempo em Salvador teve início nesta quarta-feira (28), no Hotel Fiesta, no Itaigara. Durante dois dias, o evento promove a troca de conhecimento sobre temas pertinentes e execução da política de assistência social para a população. A iniciativa é parte integrante da preparação para o projeto Salvador Social, a ser desenvolvido pela Prefeitura em parceria com o Banco Mundial (Bird).

A abertura do evento discutiu o tema “Reflexões sobre a desigualdade social no brasil: avanços e desafios da política de assistência social”. Estiveram presentes o diretor de Pesquisas da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI-BA), Armando Castro, para falar sobre pobreza e desigualdade no Brasil e Salvador, além da advogada e doutoranda em Direito Público, Lais Lopes, que palestrou sobre as possibilidade e desafios da parceria entre Estado e sociedade civil. Foi promovido também um debate, mediado pelo especialista sênior do Bird, Ezaú Pontes.

“Toda vez que você tem um encontro que reúne pessoas pra pensar sobre assistência social, você fortalece o sistema, que ainda está em organização. É um programa novo [SUAS] e é importante discutir o que efetivamente vai atender o usuário final”, explicou Rosane Berthaud, coordenadora da Gestão do Sistema Único de Assistência Social (Suas) de São Paulo e uma das palestrantes do encontro.

“Vamos mostrar que a parceria entre a Prefeitura com o Banco Mundial, no que tange à assistência social, tem sido extremamente importante, dada a situação do nosso Brasil como um todo, que atravessa um momento crítico e difícil na assistência social”, pontuou o secretário de Combate à Pobreza e Promoção Social (Semps), Isnard Araújo.

Aline Bárbara, coordenadora do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de Nova Esperança, ficou satisfeita com a troca de experiências com outros órgãos da assistência social do país. “Seminários como esse são extremamente importantes, não só para a gestão, mas para técnicos envolvidos. Isso motiva a equipe diante de tanta dificuldade que passamos dentro da assistência social no país”, acredita.

Parceria – Em 2018, foi firmada a parceria da Prefeitura com o Bird para desenvolvimento do Projeto Salvador Social, cujo objetivo é aprimorar a prestação de serviços sociais no município enfatizando a efetividade da Proteção Social. A Semps é uma das secretarias contempladas com este projeto, tendo como objetivos aumentar a cobertura de serviços sociais de maneira seletiva e melhorar a qualidade desses serviços com responsabilidade fiscal.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados