Comunidades participam de simulados promovidos pela Codesal

As comunidades de Vila Picasso (Capelinha de São Caetano) e Voluntários da Pátria (Lobato) se mantiveram alertas na manhã deste sábado (24/11) quando os moradores participaram simultaneamente de simulado de evacuação promovido pela Defesa Civil (Codesal). Ao longo do ano já foram promovidos nove simulados.

A ação teve início às 9h com a mobilização promovida pelas equipes da Codesal, que circularam em rotas específicas daquelas comunidades, suscetíveis a desastres naturais, convocando os moradores a saírem de suas casas e seguirem até o ponto escolhido para acolhimento na localidade.

“Essa ação é o desdobramento de um trabalho que a Codesal já vem realizando voltado à prevenção. Nosso objetivo com o simulado é mostrar à população como se comportar num episódio de risco, seja de alagamento ou deslizamento de terra”, afirmou o diretor geral da Defesa Civil, Sosthenes Macêdo. Já o coordenador de Ações de Contingência, Francisco Costa Júnior explica que “nosso principal objetivo com esses simulados é garantir a proteção civil da população que vive em áreas de encostas”.

“É importante a participação da comunidade nessas ações que tem o objetivo de treinar para que os cidadãos saibam o que fazer no caso de acidentes relacionados à proteção civil, para que consigamos evitar e minimizar os efeitos em períodos de chuva”, explica a subcoordenadora de Ações Comunitárias e Educativas, Kelly Morais.

Antes dos simulados, a Codesal capacita voluntários nas comunidades, formando Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil (Nupdecs), um dos programas mais importantes promovidos por meio da Subcoordenadoria de Ações Comunitárias e Educativas do órgão, voltado à prevenção e percepção de risco.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados