Detran capacita mais de três mil jovens em educação para o trânsito

O clima de formatura tomou conta do Colégio Estadual de Plataforma, no Subúrbio Ferroviário de Salvador, nesta quarta-feira (21). A turma de 273 alunos comemorou o certificado do curso de capacitação em educação para o trânsito, entregue pela Escola Pública do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA). Eles foram preparados para atuar como multiplicadores de práticas de prevenção de acidentes, com ênfase em ocorrências envolvendo motos. Os estudantes tiveram 20 horas de aulas sobre legislação, riscos na condução de veículos e cidadania.

A coordenadora do colégio, Josenilda Batista, destacou a importância da iniciativa do Detran para a formação dos jovens. “Precisamos conscientizar a juventude sobre a responsabilidade em atos do cotidiano, como andar na rua. Recentemente, um aluno morreu atropelado. Foi preciso isso acontecer para chamar a nossa atenção para a necessidade do respeito às regras de trânsito”.

Para a aluna Cendyi Oliveira, de 19 anos,que costuma andar de moto como passageira, o aprendizado trouxe a lembrança de uma tragédia. “Presenciei a morte de um colega que caiu da moto. Ele estava sem capacete e embriagado. O curso me fez pensar sobre as coisas que eu também fazia de errado. Não deixo mais de usar o capacete, por exemplo”.

A ação ” Escola Amiga do Trânsito” é uma parceria do Detran com a Secretaria da Educação do Estado (SEC) e o Instituto Miguel Calmon (IMIC), que já capacitou mais três mil estudantes neste ano. “Nosso maior desejo é que esses jovens coloquem em prática o que ensinamos em sala de aula, porque é para o bem de todos. O objetivo é promover a paz no trânsito e salvar vidas”, ressaltou o professor da capacitação, Carlos Santana.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados