Caminhada chama atenção para Dia Mundial de Enfrentamento ao Vírus HTLV

A Prefeitura, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), promove uma caminhada no Dia Mundial de Enfrentamento ao Vírus HTLV neste sábado (10), às 9h, no Dique do Tororó. A mobilização visa chamar atenção sobre a importância do diagnóstico precoce do HTLV – doença silenciosa e sexualmente transmissível.

O evento é uma iniciativa da Associação HTLVIDA e conta com o apoio do setor de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), Aids e Hepatites Virais da SMS. Durante a caminhada, serão disponibilizados preservativos e informativos sobre o HTLV e locais de atendimento dentro do município de Salvador.

Estima-se que pelo menos 58 mil pessoas em Salvador possuam o retrovírus HTLV, que pertence à mesma família do HIV/Aids. De acordo Helena Lima, coordenadora do programa DST/AIDS do município, ao detectar uma pessoa portadora do HTLV, suspeita-se de que no seu núcleo familiar outras pessoas também podem estar contaminadas já que as formas de contágio são predominantes pelas vias sexual, sanguínea e por meio da amamentação.

“Quanto mais cedo a pessoa souber da sua condição sorológica, mais rápido iniciará o tratamento pelo serviço especializado e, consequentemente, terá melhor qualidade de vida, além de quebrar a cadeia de transmissão para outros indivíduos”, pontuou a coordenadora. Para identificar a presença do vírus no organismo é necessário a realização do exame sorológico (sangue), basta que a pessoa se dirija a uma unidade de saúde de Salvador, das 8h às 17h.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados