Prefeito ACM Neto participa de entrega da Catedral Basílica de Salvador

Orgulho. Esse foi o sentimento demonstrado pelo prefeito ACM Neto durante entrega da obra de restauração da Catedral Basílica de Salvador no Terreiro de Jesus, nesta sexta-feira (14), ao ver renovado esse importante patrimônio histórico de Salvador e do Brasil, que foi também o local onde ele se batizou. “Como cristão, eu quero transmitir a minha emoção e orgulho de ter a nossa Catedral aqui em Salvador, primeira capital do Brasil. Quando a gente se lembra de como estava a catedral e vê como ela ficou hoje, essa beleza inenarrável, se emociona”, disse.

A reabertura da catedral, após três anos e seis meses de fechamento para obras, contou com a presença do ministro da cultura, Sérgio Sá Leitão, da presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Kátia Bogéa, do Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, do vice-prefeito de Salvador, Bruno Reis, dentre outras autoridades.

Após a obra de restauração executada pelo Iphan, com o apoio da Arquidiocese de São Salvador da Bahia e da Prefeitura, através do suporte técnico, a Catedral Basílica ficou ainda mais bela e passou a contar com um dos mais modernos sistemas de prevenção de incêndio e pânico do país. Foram utilizados recursos de pouco mais de R$17,8 milhões do Governo Federal, através do PAC Cidades Históricas, que permitiram restaurar 13 altares, pinturas em tela, painéis de azulejo, forro, piso e fachada.

Investimentos como esse permitiram, por exemplo, a entrega da Casa do Carnaval, também no Pelourinho, e as obras para instalação da futura sede da Fundação Gregório de Mattos (FGM) e da área técnica do Espaço Cultural da Barroquinha, em frente à Praça Castro Alves – ambas em execução.

Importância histórica – Testemunha da história do catolicismo no Brasil, a Catedral Basílica possui acervo com telas de autores seiscentistas, móveis em jacarandá e diversos objetos sacros em ouro e prata. Monumento do século XVII, foi o quarto templo construído pelos jesuítas na capital baiana, entre 1652 e 1672, e é o último remanescente do conjunto arquitetônico do Colégio de Jesus.

Centro Antigo – À requalificação da catedral Basílica soma-se um conjunto de iniciativas da Prefeitura para requalificar e estimular a reocupação do Centro Antigo de Salvador, como a requalificação da Avenida Sete de Setembro e das praças Castro Alves e Cairu, que em breve terão ordem de serviço assinadas. No Comércio, a revitalização da Rua Miguel Calmon, já em fase inicial, e as obras na Praça da Inglaterra vão proporcionar mais beleza também à parte baixa da cidade.

Além de obras, a Prefeitura tem investindo em equipamentos e atrações culturais para fomentar que mais pessoas circulem no Centro Antigo o ano inteiro, a exemplo da Casa do Carnaval e do projeto Pelourinho Dia e Noite. A gestão municipal também tem atuado para estimular a ocupação e a geração de empregos na região, a exemplo da implantação do Hub Salvador.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados