Horário eleitoral gratuito tem início nesta sexta (31/8)

Ordem dos programas foi definida por meio de sorteio, realizado no último dia 21 de agosto; exibição ocorre até 4 de outubro, para o 1º turno do pleito.

Começa nesta sexta-feira (31/8) o horário eleitoral gratuito e as inserções, em rádio e televisão, dos candidatos às Eleições Gerais 2018. Para o primeiro turno do pleito, a propaganda segue até o próximo dia 4 de outubro e, em caso de segundo turno, o período de transmissão será de 12 a 26 de outubro. As regras para veiculação do horário gratuito estão previstas pela Resolução Nº 23.551/2017, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Na Bahia, a ordem de exibição dos programas de partidos e coligações, bem como as emissoras geradoras, foi definida por meio de sorteio, realizado no último dia 21 de agosto e pode ser conferida na página do Plano de Mídia, publicada no site do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA).

Conforme a legislação, a propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão será exibida no período de 31 de agosto a 4 de outubro (35 dias), sendo distribuída em dois blocos diários, com 25 minutos cada, de segunda-feira a sábado. Para a exibição no rádio, a transmissão ocorrerá das 7h às 7h25 e das 12h às 12h25. Na televisão, serão obedecidos os seguintes horários: das 13h às 13h25 e das 20h30 às 20h55.

No estado, a abertura do primeiro dia dos programas será feita da seguinte forma: para o cargo de governador, pela coligação “Coragem para Mudar a Bahia” (DEM / PSDB / PSC / PTB / PRB / SOLIDARIEDADE / PV / PPL); para o cargo de senador, pela coligação Coragem para Mudar a Bahia” (DEM / PSDB / PSC / PTB / PRB / SOLIDARIEDADE / PV / PPL); para o cargo de deputado federal, pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT); para o cargo de deputado estadual, pelo Partido Solidariedade.

Conforme definido em audiência, os dias seguintes deverão apresentar em primeiro lugar sempre o último exibido no dia anterior, seguindo a sequência estabelecida para o primeiro dia de transmissão. A medida tem o objetivo de garantir que cada partido e/ou coligação inicie a propaganda eleitoral.

O tempo destinado para cada candidato / coligação no horário eleitoral gratuito também foi definido durante a audiência. Para o cargo de governador, a Coligação “Mais Trabalho por Toda a Bahia” ficou com o maior tempo, com 4minutos e 13segundos. O Partido da Causa Operária terá menor exposição no horário eleitoral, com 7 segundos.

Categorias: Sem categoria

Comentários estão fechados