Salvador: Semana do Bebê é aberta na Câmara

Apresentações artísticas infantis marcaram a abertura da Semana do Bebê nesta sexta-feira (24), no Centro de Cultura da Câmara de Salvador. A atividade, que tem como tema “Aleitamento Materno e Alimentação Saudável”, acontece até o dia 31, numa parceria entre a Comissão de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente da Câmara, Prefeitura de Salvador e Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), além de outras organizações governamentais e da sociedade civil.

A vereadora Rogéria Santos (PRB), vice-presidente da Comissão Temporária de Defesa da Criança e do Adolescente, é autora da Lei nº 9348/18, que institui a Semana do Bebê e da Proteção à Primeira Infância em Salvador. “Com a sanção desta lei, a atividade, que conta com diversas ações de conscientização sobre a importância do aleitamento materno, ocorre de forma institucionalizada”, afirmou, destacando que o foco das ações da semana está na primeira infância”, frisou.

De acordo com a secretária municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), Cristina Argiles Sanches, “as crianças que não são alimentadas com leite materno têm maiores fragilidades orgânicas. Por isso, essa é uma campanha pela vida”.

A pediatra Tati Andrade, especialista em Programas do Fundo das Nações Unidas Para a Infância (Unicef), afirmou que “a amamentação garante o melhor alimento que existe e as mães necessitam de suportes dos profissionais de saúde, dos órgãos governamentais e das famílias”. Segundo a especialista, nesta campanha o Unicef tem tido todo o apoio da Comissão Temporária de Defesa da Criança e do Adolescente e da vereadora Rogéria Santos.

A Semana do Bebê é realizada em diversas cidades do país em datas diferentes e a primeira edição ocorreu em Canela (RS), no ano de 2000. Em Salvador, a iniciativa conta com a participação do Comitê de Aleitamento Materno de Salvador (Coamas) e Comitê Estadual de Aleitamento materno (Ceam).

A pediatra Dolores Fernandez, presidente da Sociedade Baiana de Pediatria (Sobape), pontuou que a campanha visa incentivar as mães a amamentarem e cuidarem dos seus bebês. “Ações como essa são fundamentais para termos adultos saudáveis. Afinal, nesta fase inicial é que são construídas as bases para as crianças se desenvolverem bem, serem cidadãos produtivos e não contraírem doenças”, avaliou.

Também participaram da mesa de abertura o presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescentes (CMDCA), Renildo Barbosa, a assessora parlamentar Georgia Novaes de Oliveira, e a coordenadora do escritório do Unicef na Bahia/Sergipe, Helena Oliveira.

Crianças e adolescentes

A abertura da Semana do Bebê contou com a participação de crianças e adolescentes. Sabrina Keila de Almeida, 18 anos, jovem aprendiz da Fundação Cidade Mãe, afirmou que “um bebê precisa de muitos os nutrientes que são fornecidos pelo aleitamento materno, fundamental para o fortalecimento dos ossos e dos dentes, por exemplo”.
O evento contou com exposição de obras de arte, de bonecos e “mamas cobaias”, além de apresentações de dança de jovens aprendizes da Fundação Cidade Mãe e do Grupo de Balé Sonhos de Infância. A Semana do Bebê integra as atividades do Agosto Dourado, mês dedicado ao aleitamento materno. Foto: Reginaldo Ipê

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados