IMPA e Instituto TIM entregam medalhas aos destaques da Olímpiada de Matemática

Estudantes que recebem bolsas do Instituto TIM estão entre os premiados na cerimônia da OBMEP que acontece dia 02 de agosto no Rio de Janeiro.

As futuras promessas nas áreas das Ciências Exatas estarão reunidas no próximo dia 02 de agosto, no Rio de Janeiro, para a premiação da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), promovida pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA). Na ocasião, alunos que foram medalhistas em 2017 receberão a homenagem. Além do apoio à cerimônia da competição – que tem como objetivo estimular o estudo da matemática por meio da resolução de problemas que despertem o interesse e a curiosidade de professores e estudantes – oInstituto TIM também concede bolsas para medalhistas que ingressaram na faculdade e terá sete alunos representados no evento.

A novidade é que esta edição da premiação acontece em paralelo ao Congresso Internacional de Matemáticos, entre os dias 01 e 09 de agosto. Todas as ações serão realizadas no Riocentro, na Barra da Tijuca. Luis Minoru Shibata, Presidente do Instituto TIM, representará a companhia na cerimônia de entrega das medalhas. “Acreditamos na valorização da escola, do educador e dos estudos para o desenvolvimento humano e, por consequência, para a evolução do País. Apoiamos a OBMEP fornecendo uma bolsa que auxilia cerca de 200 medalhistas. Esses jovens dificilmente conseguiriam se sustentar na faculdade sem esse auxílio e nos orgulha muito ver a primeira turma de bolsistas incentivados pelo Instituto TIM em 2014 se formando no fim desse ano”, destaca o executivo. O Instituto TIM disponibilizará ainda 50 tablets para serem sorteados entre os estudantes medalhistas, após o evento.

A Bolsa Instituto TIM-OBMEP é uma iniciativa que busca dar apoio financeiro para que jovens talentos oriundos de famílias de baixa renda possam cursar a universidade. O valor de R$ 1.200 mensais é destinado a alunos que conquistaram medalhas de ouro, prata ou bronze em alguma edição do OBMEP e ingressaram na graduação em faculdades públicas.

Atualmente, cerca de 200 estudantes de 22 estados e do Distrito Federal recebem as bolsas. Um deles é Yuri da Silva, de 17 anos, que estarápresente na cerimônia do dia 02. Estudante de matemática da Universidade de Campinas (UNICAMP), o jovem tem três medalhas da OBMEP – uma de prata e duas de ouro, uma delas conquistada na edição de 2017. “Fiquei bastante tempo estudando em casa. Não achei a prova complicada; pelo contrário, foi divertido”, conta. Ainda de acordo com o medalhista, seus pais sempre o incentivaram a estudar. A irmã mais nova de Yuri já demonstra o mesmo interesse por matemática e pretende participar também das próximas edições da OBMEP. “Da mesma forma que meus pais me incentivaram, também dou a maior força para minha irmã”. Ele acredita que iniciativas semelhantes à bolsa do Instituto TIM podem mudar a realidade das pessoas. “A bolsa do Instituto TIM ajuda bastante. Eu percebo que algumas pessoas com capacidade não se desenvolvem porque faltam recursos financeiros. Por isso, esse apoio é fundamental”.

Outro bolsista que receberá sua medalha no evento é Emanuel Rodrigues, de 18 anos. O jovem nasceu em Encruzilhado do Sul (RS), mas mora em Viamão, cidade da região metropolitana de Porto Alegre. A bolsa ajuda o estudante, que estuda matemática na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, a custear as despesas de moradia, permitindo que ele se dedique totalmente à graduação. “Quero seguir a área acadêmica, minhas participações na OBMEP me inspiraram na escolha do curso”, conta Emanuel, que já ganhou medalha de bronze em 2014, prata em 2016 e, em 2017, conquistou seu primeiro ouro.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados