Guardas Civis são capacitados para agir com animais peçonhentos

Quarenta e cinco agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) participam, nesta semana, do curso sobre Animais Peçonhentos, realizado pelo Núcleo de Ofiologia e Animais Peçonhentos da Universidade Federal da Bahia, na própria instituição de ensino. Com carga de 16 horas, o curso apresenta matérias teóricas e práticas voltadas para venenos animais, epidemiologia dos acidentes por animais peçonhentos, caracterização e identificação das serpentes, escorpiões e aranhas.

“Estamos ampliando o conhecimento técnico dos nossos agentes, não apenas dos Guardas Civis lotados no Grupo Especial de Proteção Ambiental, mas até mesmo dos profissionais lotados na Central de Operações da GCM, pois eles realizam a primeira triagem, voltada para a identificação dos animais. Isso será informação fundamental para avaliação dos equipamentos que devem ser levados pela equipe que fará o resgate”, detalhou o supervisor Robson Pires.

Realizado nos dias 4 e 5 de julho, a capacitação ministrada pela Ufba tem também a participação um profissional do Ibama, dois militares do Exército Brasileiro, dois representantes da Polícia Federal e dois alunos do SESI. Só em 2018, a Guarda Civil já resgatou mais de 600 animais silvestres, sendo 108 foram cobras.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados