Suburbana Verde alcança a marca de mil árvores plantadas

Com pouco mais de dois meses de trabalho, mil árvores já foram plantadas na Avenida Afrânio Peixoto, por meio do projeto Suburbana Verde. O número foi alcançado nesta quarta-feira (30), com o fim dos plantios no trecho 8 da via, no início de Periperi. A iniciativa é da Prefeitura, através da Secretaria da Cidade Sustentável e Inovação (Secis).

De todas as mudas plantadas até o momento, somente dez não se adaptaram ao local e precisaram ser repostas. Além disso, três gradis usados para a proteção das plantas foram roubados. O saldo positivo se deve ao envolvimento da comunidade na iniciativa, através de mutirões de plantio e ações de educação ambiental realizadas na região, em que equipes da Secis fizeram campanhas de conscientização dos moradores e comerciantes das redondezas sobre os benefícios da iniciativa.

“Temos uma equipe que, antes das árvores serem plantadas, vai de porta em porta para explicar ao cidadão sobre os benefícios que cada espécie plantada na frente de sua residência ou estabelecimento irá trazer para o bairro e para quem mora no entorno da via. As pessoas têm compreendido o objetivo do projeto e participado com frequência dos mutirões de plantio que organizamos. Esse engajamento é fundamental para o bom resultado do projeto”, afirma o secretário André Fraga, da Secis.

Projeto – Restam quatro trechos para finalizar a arborização dos 14 km da Avenida Suburbana – que vai da Rua Luiz Maria, na Baixa do Fiscal, até o fim do canteiro central em Paripe. A expectativa é que toda a ação seja concluída no mês de junho, cinco meses antes do previsto. Ao todo, 1,4 mil mudas serão plantadas ao longo da via, todas espécies nativas da Mata Atlântica, como ipê, sibipiruna, pata-de-vaca e pau-ferro.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados