Salvador: Projeto de Hilton Coelho beneficia deficientes visuais

Em sessão realizada na terça-feira (24), a Câmara de Salvador aprovou a indicação do vereador Hilton Coelho (PSOL) que beneficia pessoas cegas e com baixa visão. Com a proposição, o legislador quer que o prefeito ACM Neto realize eventos e promova ações de estímulo às entidades privadas a divulgarem o legado de Louis Braille, a importância do Sistema Braille e outros tipos de tecnologia inclusiva.

O vereador lembra que o projeto de indicação funcionará como um intensificador do debate e da divulgação na sociedade soteropolitana, a respeito do Sistema Braille e para a busca de melhoria das condições de emprego e educação que vem sendo conduzidas pelo Município e entidades privadas para inclusão das pessoas com deficiência visual.

Dentre as ações destacam-se as que fortaleçam o debate social acerca dos direitos dos deficientes visuais e a sua plena integração na sociedade. A matéria ainda pretende difundir orientações sobre a prevenção da cegueira e acessibilidade material à informação e à comunicação pela aplicação de novas tecnologias, como incentivo para produção de textos em Braille, estimulando a produção de material com audiodescrição, além da capacitação de profissionais para atuarem na educação, habilitação, reabilitação e editoração.

Segundo o IBGE, em 2010 foram contabilizadas 469.086 pessoas com alguma dificuldade de visão em Salvador, destas 81.980 com grande dificuldade para enxergar e 7.334 cegas. “É notória a falta de medidas que proporcionem a inclusão dessas pessoas, a exemplo da ausência de piso tátil em todas as áreas do aeroporto, da falta de semáforos com dispositivos sonoros, de vídeos com audiodescrição e de publicações em Braille”, argumenta Hilton.

O projeto aprovado, segundo ele, “se tornará realidade caso o prefeito ACM Neto demonstre sensibilidade”. O vereador ainda defende a efetivação da Lei nº 13.146/2015, do Estatuto da Pessoa com Deficiência (EPD), “que assegure o pleno exercício de seus direitos e favoreça a sua inclusão social como uma das diretrizes da política de atendimento da pessoa com deficiência”.

Categorias: Destaque

Comentários estão fechados