Semana Nacional de Ciência e Tecnologia tem programação gratuita para crianças e jovens

Despertar o interesse de crianças e jovens em torno de temas e atividades em Ciência e Tecnologia é a proposta da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNTC), que o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), realiza desta quinta-feira a domingo (26 a 29), na Praça de Serviços do Shopping Salvador. A 14ª edição do evento oferece uma programação especial para crianças e jovens, promovendo atrações especiais como os espaços Minimakerlab e Via Maker Education, que permitem interação com o universo tecnológico.

No espaço Minimakerlab acontecem apresentações de Robótica Educacional, um método de aprendizagem baseado em um conjunto de estratégias, cognição, aprendizagem significativa e problematizada motivadas por Robótica Educacional para o ensino da Matemática. Ocorre também demonstração de uso da plataforma raspberry pi (prototipagem eletrônica); impressão 3D; robôs e braços mecânicos e lógica de programação com scratch, software que utiliza blocos lógicos e itens de som e imagem para desenvolver jogos e animações.

Professor da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Eduardo Jorge, da Minimakerlab, afirma que, utilizando o kit de robótica educacional, a criança aprende brincando os conceitos sobre automação com arduino, lógica de programação e física envolvendo a matemática. “O kit foi projetado para que a criança realize diversas atividades de forma simples e prática, como ligar um LED, criar um semáforo, mover um motor, controlar um robô e diversas outras atividades lúdicas, tudo isso sem a necessidade de conhecimentos aprofundados em microeletrônica”.

O contato de crianças e jovens com C&T também será proposto pelo Espaço Via Maker, composto por um ambiente kids que contempla atividades pedagógicas para o público infantil (até 8 anos), com a montagem de blocos de Lego®. Para jovens a partir de 10 anos, acontece a luta de robô de sumô, quando o participante cria estratégias para deixar o robô oponente inoperante. A coordenadora pedagógica do projeto Via Maker, Fernanda Scandura, acrescenta que ainda acontece a Oficina de Montagem de Lego® com Programação e a Exposição do Programa Pedagógico de Educação Tecnológica, com montagens de robótica motorizada com Lego®, algumas autônomas e outras conectadas.

Para o chefe de gabinete da Secti, Rodrigo Hita, a SNCT é uma excelente oportunidade de iniciar o contato com a Ciência e a Tecnologia, por meio de atividades científicas apresentadas de forma lúdica e que aguçam a curiosidade dos pequenos que passam a ter um olhar muito mais investigativo sobre tudo. Ele enfantiza que o evento é aberto a todos. “Convidamos toda a sociedade baiana para visitar a SNTC, que tem como tema ‘Matemática está em Tudo’, e acontece das 9 às 22h (quinta a sábado) e das 13 às 21h (domingo)”.

O maior evento de iniciação científica e tecnológica do País é realizado conjuntamente pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e Governo da Bahia, com a correalização do Salvador Shopping e apoio da Companhia de Gás da Bahia (Bahiagás); do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae); da Companhia de Processamento de Dados do Estado da Bahia (Prodeb) e do Sistema Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Sistema Fieb), via Serviço Social da Indústria (Sesi-Bahia).

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados