Salvador: Posto de recadastramento do TRE é inaugurado na Câmara

Segundo o presidente Leo Prates, instalação do equipamento cumpre o objetivo da Casa em se aproximar do cidadão.

Em cerimônia realizada na tarde desta quinta-feira (28), os presidentes da Câmara Municipal de Salvador, vereador Leo Prates (DEM), e do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA), desembargador José Edivaldo Rotondano, inauguraram oficialmente o 25º posto de recadastramento biométrico da capital. O evento foi realizado no foyer do Centro de Cultura da Casa Legislativa, onde o equipamento está instalado para atender a população até o dia 31 de janeiro de 2018.

Na solenidade, Leo Prates afirmou que a inauguração integra a política da Casa em se aproximar da população através do slogan ‘O Poder do Cidadão’. “O posto de biometria é uma oportunidade de as pessoas conhecerem a Câmara, isso vai gerar frequência. Isso ajuda o TRE e nos ajuda, nessa linha de aproximar cidadão e Câmara Municipal para exercer o que lhe é de direito, sua cidadania”, declarou Prates, que fez seu recadastramento no local.

Marcaram presença na cerimônia as vereadoras Aladilce Souza (PCdoB), Rogéria Santos (PRB) e Lorena Brandão (PSC); além dos vereadores Kiki Bispo (PTB), Joceval Rodrigues (PPS), Paulo Magalhães Júnior (PV), Vado Malassombrado e Maurício Trindade, do DEM, e Felipe Lucas (PMDB). O vice-prefeito Bruno Reis também compareceu ao evento.

Eleitores de Salvador

Durante a assinatura do convênio de parceria, o presidente do TRE-BA chamou a atenção dos eleitores soteropolitanos para a necessidade de comparecimento. Segundo ele, a posição geográfica da Câmara Municipal deve contribuir para atrair a população.

“Estamos em um posto avançado, no Centro da Cidade, então o que eu quero é conscientizar a população, principalmente os eleitores do Barbalho, do Pelourinho, do Comércio, da região do Santo Antônio, e pedi a essas pessoas que compareçam, porque Salvador está muito aquém do número que nós precisamos”, convocou Rotondano.

De acordo com o TRE-BA, o número de eleitores em Salvador é de 1.960.285, mas apenas 648.860 (33,10%) realizaram o recadastramento biométrico. Após a data limite (31 de janeiro), o título daqueles que não realizarem o procedimento será cancelado, além de dificuldades em retirar passaportes e suspensão de programas sociais – a exemplo do Bolsa Família.

A localização da Casa também é apontada pelo presidente Leo Prates como fator de adesão. “Aqui agente tem uma frequência de público muito grande, nas audiências públicas, nas sessões especiais, então, eu acho que nós vamos colaborar muito com o TRE para que ele bata a meta de biometrizar todos os eleitores de Salvador”, frisou Leo Prates.

O posto da Câmara conta com dez guichês e o atendimento será de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Nas três primeiras semanas (de 28 de setembro a 19 de outubro), o recadastramento será direcionado apenas ao público interno (servidores, assessores, parlamentares e familiares). Posteriormente, o serviço será aberto ao público mediante agendamento no site do TRE-BA (www.tre-ba.jus.br/).

Documentos – Para o recadastramento, o eleitor deve apresentar um documento original com foto (RG, CNH, carteira profissional e/ou passaporte), além de um comprovante de residência recente (emitido há, no máximo, três meses) em nome do solicitante ou de parente (com comprovação de parentesco). As pessoas que tiveram os dados cadastrais alterados, como casamento ou separação, devem levar um documento comprobatório para atualização das informações.

Os homens que farão a primeira via do título devem apresentar o comprovante de quitação militar, seja carteira de reservista ou certificado de alistamento militar. A Justiça Eleitoral lembra ainda que, para todos os casos de primeiro título, a CNH não é válida como documento de identificação por não conter nacionalidade/naturalidade, assim como o modelo antigo de passaporte, por não conter a filiação.

Categorias: Destaque

Comentários estão fechados