Bancada baiana assegura execução de emendas e custeio de universidades federais

A bancada baiana no Congresso Nacional participou de reunião com o ministro da Educação, Mendonça Filho, nesta terça-feira (5), oportunidade em que conseguiram assegurar a total execução das emendas parlamentares destinadas às universidades na Bahia, bem como a liberação do total do financeiro para custeio do ensino superior previsto no Orçamento de 2017.

A liberação dos recursos para o custeio é uma das grandes preocupações dos reitores das seis universidades federais baianas, que temiam não conseguir pagar as contas a partir do mês que vem, diante do contingenciamento que cortou parte dos recursos. A mudança na meta fiscal aprovada no Congresso Nacional, todavia, possibilitará a execução destes recursos, assegurou o ministro.

“Das seis federais que temos, cinco são novas, sendo que três ainda estão em fase de implantação. A garantia desses recursos é uma questão de sobrevivência para estas universidades, e preocupa toda a bancada federal”, disse o deputado federal Jorge Solla (PT-BA). O petista também cobrou a execução das emendas individuais dos parlamentares que destinaram recursos às universidades federais, pedido que o ministro assegurou que irá atender.

Na reunião, tratou-se ainda da implantação do curso de medicina da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), que depende da contratação de professores para o início das atividades. “É um curso que já está todo estruturado, que será sediado em São Francisco do Conde, terá como hospital de referência o Hospital do Subúrbio e precisa de realizar o concurso público para montar a equipe docente”, destacou o petista.

Quanto a este curso, o ministro Mendonça Filho justificou que a responsabilidade para liberar a contratação de pessoal é do Ministério do Planejamento. A bancada baiana marcará audiência com o ministro Dyogo Oliveira, do Planejamento, para tratar do assunto.

Categorias: Destaque

Comentários estão fechados