Salvador: Câmara instala Frente da Saúde Mental e Prevenção ao Suicídio

A luta pelo não fechamento dos hospitais públicos psiquiátricos e a defesa dos direitos das pessoas com transtornos mentais ganhou reforço na Câmara Municipal de Salvador com a instalação, na manhã desta terça-feira (29), da Frente Parlamentar da Saúde Mental e Prevenção ao Suicídio. Durante a solenidade de instalação, na Sala das Comissões Laurentina Pugas, no Paço Municipal, o vereador Cezar Leite (PSDB), presidente da Frente, falou dos desafios do colegiado.

“Essa Frente tem como objetivo discutir o panorama atual da saúde mental de Salvador e os índices alarmantes de suicídio. Vamos atuar na promoção de debates, visitas a centros de assistência e fiscalização. Todos juntos vamos fazer a diferença nessa luta”, disse o vereador.

O encontro contou com a participação do presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Saúde e Institutos de Pesquisas Afins da Bahia, o deputado estadual José de Arimatéia (PRB). “Nós somos legisladores e se não tomamos uma posição como essa a população vai achar que estamos de braços cruzados”, destacou o deputado.

O fechamento dos hospitais psiquiátricos foi um dos temas mais discutidos neste primeiro encontro. Cezar Leite chamou a atenção para a falta de uma rede de apoio e assistência aos pacientes.

A representante do Hospital Juliano Moreira, a farmacêutica Solange Santana, disse não acreditar no fechamento do hospital. “Cheguei à Câmara para pedir o apoio dos vereadores e conheci Cezar Leite que me escutou e me apresentou outras pessoas engajadas nessa luta pelo não fechamento. Não estamos sozinhos e sei que temos o apoio dos que sabem da necessidade dessa assistência aos pacientes em crise”, disse Solange.

“O hospital psiquiátrico não pode ser substituído por um leito geral. O paciente psiquiátrico gosta de andar, precisa de atividades terapêuticas e não tem espaço para isso num hospital geral, por exemplo”, disse a representante da Associação psiquiátrica da Bahia, Denise Rocha Stefan.

A Associação de Apoio a Familiares e Amigos de Pessoas com Transtorno Mental (Afatom) recebeu agradecimento especial do vereador Cezar Leite por seu empenho na causa. A presidente da associação, Rejane Santos, disse que a Frente é uma grande conquista para pais, pacientes e apoiadores do movimento. “Trabalhamos há 18 anos para não deixar acontecer essa desassistência que ocorre hoje. A forma como o Governo do Estado está conduzindo a implantação das RAPS vai resultar em pacientes em crise e sem atendimento. Essa Frente vem para somar com nossos esforços”, falou Rejane.

Setembro Amarelo

Outro tema que faz parte do escopo da Frente, o suicídio, foi bastante debatido na reunião. A voluntária do Centro de Valorização da Vida (CVV), Josiane Rocha, falou sobre o trabalho desenvolvido há 55 anos no Brasil e 29 em Salvador. “Para todas as dores do corpo existem remédios. Para a dor da alma a gente toma amor. A cada 10 suicídios nove poderiam ser evitados com um diálogo. É isso que o CVV faz”, destacou a voluntária.

Josiane lembrou que no próximo mês acontece a campanha Setembro Amarelo, que visa a prevenção do suicídio, com o objetivo direto de alertar a população a respeito das formas de prevenção. Este ano, o Paço Municipal, o Elevador Lacerda e o Salvador Shopping serão iluminados com a cor da campanha. Apoiador da Frente Parlamentar, o sereníssimo grão da Grande Loja Maçônica da Bahia, Jair Técio, anunciou na reunião que os edifícios da maçonaria também ficarão com a fachada iluminada de amarelo durante todo o mês.

Categorias: Destaque

Comentários estão fechados