Empresários apostam em dias melhores com Salvador 360 Centro Histórico

A proposta de revitalização cultural, física e econômica do Centro Histórico da capital baiana, contida no quarto eixo do programa Salvador 360, lançado na segunda-feira (21), teve recepção positiva junto aos empresários e representantes de organizações sociais do Pelourinho e região. Denominada Salvador 360 Centro Histórico, a iniciativa conta com investimentos de R$ 200 milhões em oito eixos de atuação subdivididos em 40 ações de impacto relativas à concessão de incentivos fiscais, intervenções de infraestrutura, soluções para a mobilidade, habitação, cultura e gestão do local. A medida visa impulsionar o retorno do investimento ao lugar e a volta da ocupação produtiva fomentando a geração de emprego e renda.

Representante da economia criativa no Pelourinho, o produtor cultural e coordenador da Praça Quincas Berro D’Água, Abnaldo Santana, vê de maneira positiva a proposta de revitalizar a região, proporcionando meios para que o local se torne autossustentável. “Promete ser uma iniciativa positiva para todos que vivem o Pelourinho, seja comerciante ou morador, gente que sente falta da infraestrutura e dos grandes shows promovidos pelo projeto Pelourinho Dia e Noite na década de 1990, entre outras ações, que possam trazer o turista de volta para que o local retome sua história após um longo período de abandono”, diz.

Santana ressalta ainda a importância de se levar adiante a proposta de revitalização das áreas abandonadas do Pelourinho. “Do jeito que está não pode ficar, pois a degradação afasta os visitantes e condena os moradores do Centro Histórico a essa situação, pois o Pelourinho é a nossa Bahia e nossa cultura”, finaliza

Demandas –

Morador e diretor da Associação de Moradores e Amigos do Centro Histórico (Amach), Cícero Melo destaca o que considera prioridade para que a região dê uma guinada econômica e social. “Primeiro, é necessário que haja participação das pessoas que vivem e trabalham aqui na discussão e priorização das demandas mais urgentes. Atualmente, temos uma carência muito grande de uma creche para abrigar filhos de moradores e também das pessoas que trabalham na região. Outro ponto é dar função social aos imóveis que estão fechados e sem uso, à situação dos moradores de rua, que além da questão social, tem um impacto significativo no turismo do Pelourinho, que já atua com poucos recursos”, explica.

“Estou bastante atento às ações que tratam da revitalização da cidade, sobretudo quando diz respeito ao Pelourinho, assim como todo o Centro de Salvador. Esta iniciativa me alegra e aumenta minha expectativa de que melhores dias virão. Salvador, como primeira capital do Brasil, precisa sempre dar exemplo. Hoje, a cidade está bem cuidada, bem movimentada, mas deve estar cada dia mais preparada para agradar tanto a soteropolitanos quanto turistas”, ressalta Clarindo Silva, proprietário do bar e restaurante Cantina da Lua.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados