Passarela do Chame-Chame será liberada para uso do público nesta quarta (31)

As cerca de 20 mil pessoas que circulam diariamente pela Avenida Centenário, nas imediações do Shopping Barra, voltarão a ter acesso à passarela do Chame-Chame nas primeiras horas desta quarta-feira (31). Isso porque a Secretaria Municipal de Manutenção (Seman) inicia, a partir das 23h de hoje (30), a reimplantação do equipamento, que foi retirado para recuperação.

Com cerca de 32 metros, o dispositivo é composto por onze módulos de 2,8 metros cada, e integra a primeira experiência envolvendo a instalação de uma passarela completa, já com os pisos e a cobertura instalados, na capital baiana. Por conta da operação, o trânsito no local será interditado até as 5h do dia seguinte.

Anteriormente prevista para ocorrer no final de abril, a reimplantação do equipamento sofreu atrasos devido ao período intenso de chuvas. Segundo a Seman, a estrutura foi instalada em 1992 e, após a reforma, seguirá como o principal acesso de pedestres com destino ao Shopping Barra e ao Supermercado Bompreço pelas próximas três décadas.

Reparos – A substituição do equipamento foi necessária por conta do desgaste dos materiais, e para evitar riscos de acidentes com os usuários. A passarela, que se encontrava bastante deteriorada, foi totalmente reformada na fábrica da Seman, localizada na BR-324. O transporte será feito à noite para evitar comprometimento do trânsito na cidade, e sua logística ocorre sob autorização do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) para que a estrutura seja transportada pela rodovia federal.

No processo, foram recuperadas as três rampas que compõem a estrutura. Cerca de 200 pisos foram substituídos por pedras novas. Houve ainda recuperação das treliças e a troca de todas as ferragens e pilares que se encontravam deteriorados por conta da maresia. Não houve, no entanto, qualquer alteração no desenho arquitetônico da passarela.

“Consideramos esta operação um avanço no que se refere à reforma de passarelas. Antes dessa experiência, o equipamento precisava ser completamente desmontado, levado para restauro e retornava em pequenas partes para ser montado ainda no local definitivo. Dessa vez, recuperamos toda a estrutura e vamos transportar e reinstalar o equipamento do jeito que saiu da fábrica, economizando aproximadamente quinze dias na entrega completa da estrutura. Dessa forma, o trabalho é feito com celeridade e não gera impactos no trânsito, pois todo o trabalho é feito em tempo reduzido”, destaca Marcílio Bastos, titular da Seman.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados