Atividades com crianças e jovens ajudam na conscientização de futuros motoristas

No Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran), quem ainda nem sonha em dirigir já aprende noções básicas de trânsito. Atividades lúdicas, realizadas na sede do órgão, em Salvador, têm orientado estudantes da educação infantil de escolas públicas e particulares sobre os direitos e deveres de motoristas e pedestres. Alunos da Escola Municipal Baronesa Sauípe tiveram, nesta segunda-feira (22), a chance de aprender em tom de brincadeira lições como a importância do uso do cinto de segurança, de andar no banco de trás e de obedecer aos sinais de trânsito, entre outras regras.

As ações educativas são realizadas no Centro Interativo do Detran, que apenas em 2016 atendeu mais de 3,5 mil estudantes de 146 escolas. De acordo com o diretor da Escola Pública de Trânsito, Carlos Moura, a iniciativa vai muito além da prevenção. “O que estamos fazendo aqui são ações de formação. É muito mais fácil educar uma criança desde cedo do que tentar mudar um adulto. As atividades contribuem para um novo perfil no adulto do futuro”, afirma Moura. As instituições de ensino interessadas devem realizar o agendamento por meio do telefone 71 3116-2308 ou pelo e-mail [email protected].

Normas de circulação são aprendidas na teoria durante as palestras com a pedagoga Cleide da Silva Simões e fixadas com atividades práticas, a exemplo de pintura, utilização de carrinhos de controle remoto em maquete até a condução de veículos elétricos numa mini pista. Com tudo isso, as crianças já saem sabendo o que muitos adultos ainda não respeitam. “Com o sinal verde, aprendi que o carro pode andar; no amarelo, o motorista tem que ter atenção; e quando o sinal ficar vermelho, o carro tem que parar. Na faixa de pedestres, os carros param e as pessoas passam”, comenta Anabela Souza, de cinco anos.

Trânsito Cidadão

O trabalho para conscientização no trânsito contempla também o ambiente escolar. Instituições da rede estadual de ensino discutem o tema através do projeto ‘Trânsito Cidadão’. Agentes multiplicadores da Fundação Instituto Miguel Calmon (IMIC) visitam colégios e ministram palestras para jovens do ensino médio. Desde o segundo semestre de 2016, 80 mil alunos foram formados em 250 escolas da capital e interior do estado.

Para o coordenador do projeto, professor Jueílson Santos, o número crescente de acidentes envolvendo motocicletas reforça a importância da iniciativa. “Falamos de trânsito como um todo. Trânsito envolve carros, pessoas, sinalização e vias. Mas temos percebido o crescimento do número de acidentes envolvendo motocicletas, normalmente com jovens entre 13 e 17 anos, e isso tem preocupado. Mostramos em vídeos e levamos informações a jovens estudantes para que os acidentes diminuam”, explica.

A formação beneficia a sociedade como um todo. Estudantes e professores passam a ter a oportunidade de levar adiante as informações e, indiretamente, contribuírem para um trânsito melhor.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados