‘Temer quer acabar com os movimentos por moradia popular’, afirma Marta

Neste 2 de outubro, Dia Mundial do Sem Teto, a vereadora Marta Rodrigues (PT) condenou as tentativas do governo ilegítimo do presidente Michel Temer de impor uma agenda entreguista, com privatizações de empresas e bancos públicos como a Caixa Econômica Federal.

Segundo Marta, dentre os cortes em diversas áreas sociais, está o do orçamento para moradia digna. A proposta orçamentária para 2018, enviada por Temer, não tem nenhuma verba destinada para habitação popular. Orçamento zero para moradia é mais um golpe.

“É um governo sem a menor preocupação com políticas sociais. Hoje é um dia para fortalecer a luta contra essa política excludente e elitista que se vislumbra. As entidades do Campo e da Cidade estão sofrendo ataques brutais à previdência social, congelamentos de gastos por 20 anos nas áreas de educação e da saúde, de favelas, populações tradicionais, quilombolas e indígenas”, frisa a vereadora.

Na manhã desta segunda-feira, em Salvador, integrantes da luta por moradia popular montaram um acampamento em frente à Caixa Econômica Federal, no Costa Azul, em forma de protesto. Dentre as pautas de manifestação, está a contratação da 70 mil unidades no Campo e na Cidade em 2017, sendo 35 mil unidades habitacionais para o Programa Minha Casa, Minha Vida Rural (PNHR), e 35 Mil para o Minha Casa Minha Vida – Entidades.

“E mesmo que seja selecionada, não haverá recursos para contratar. Não existe nenhuma intenção de construir políticas públicas que se alinhem às necessidades da população de baixa renda”.

Para a vereadora, o governo atual quer enfraquecer todas as políticas fortalecidas pelos governos de Lula e Dilma, entre elas a de dar dignidade de moradia para a população que não tem condições financeiras. “Eles sabem que o fortalecimento dessas políticas públicas torna a população politicamente mais atuante. Por isso, tentam deixar as famílias de baixa renda fora das políticas sociais, sem acesso á terra e moradia rural e urbana”, declara.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados