Praça requalificada traz lazer e qualidade de vida ao bairro de Piatã

Um amplo espaço com atrativos que podem ser utilizados por pessoas de todas as idades. É assim que está a nova Praça Segredos de Itapoã, situada na Rua Guaraçaima, em Piatã, após a Prefeitura concluir o projeto de requalificação do local e devolver à população mais uma opção gratuita de lazer e convivência. O equipamento foi entregue pelo prefeito Bruno Reis, acompanhado do secretário de Manutenção da Cidade (Seman), Luciano Sandes, e do presidente da Companhia de Desenvolvimento Urbano (Desal), Virgílio Daltro, na noite desta quinta-feira (29).

Com área total de 4 mil m², a praça ganhou parque infantil, balanço, cavalinho, gangorra, Casa de Tarzan, amarelinha e escorregadores. Além disso, possui poltronas e academias de saúde e de ginástica com aparelhos para promover práticas de atividades saudáveis, como exercícios leves e alongamentos, ciclofaixa e paraciclo.

Há, ainda, uma miniquadra protegida com alambrado para partidas de golzinho, mesas de jogos, um dog park específico para o lazer de cachorros, espaço game e uma quadra de areia ideal para vôlei e futevôlei. A comunidade pode desfrutar de espaço para roda de capoeira.

“Essa obra foi feita com toda a dedicação por nossa equipe. É uma grande praça, sendo ponto de encontro de toda a comunidade. Hoje, as pessoas estão curtindo o local e esse é o objetivo maior: devolver o espaço público ao cidadão. Com isso, vamos construindo uma cidade cada vez melhor e agradável pra morar”, declarou Bruno Reis.

O prefeito ainda aproveitou para informar que o bairro de Piatã está cadastrado pra receber o programa Iluminando Nosso Bairro. Neste momento, está sendo concluída a licitação para instalação da iluminação em LED em toda a localidade.

Demais atrativos – A praça também passou a ter novo aspecto visual graças ao plantio de 1,2 mil m² de grama. A iluminação foi modernizada após a instalação de 57 pontos de LED e três projetores. Esses dispositivos trazem muito mais claridade ao ambiente no período da noite, proporcionando maior eficiência energética, durabilidade e baixo custo de manutenção.

A acessibilidade foi outro quesito levado em consideração para a requalificação total da praça. A pavimentação dela está devidamente regular, tendo inclusive piso tátil para deficientes visuais, rampas para cadeirantes ou para as pessoas que possuem dificuldade de locomoção. O investimento total da obra é de R$ 730 mil.

O advogado Diogo Andrade, 34 anos, atestou a transformação realizada no local. “Parece até que a praça ficou maior depois que foi colocada essa variedade de equipamentos. Embora ela fosse grande, aqui era meio que subaproveitada porque só havia alguns bancos para sentar. Não tinha muito o que fazer no sentido de lazer”, declarou.

A arquiteta Rute Queiroz, 42 anos, aproveitou para levar a filha de 11 anos para apreciar os equipamentos. “A praça ficou linda e bastante agradável. Vale a pena tirar um dia na semana, convidar a família e amigos para vir conhecer e bater papo ao ar livre. Fora que tem muito espaço pra criançada gastar as energias”, disse.

Balanço – De acordo com o prefeito, estão sendo realizadas atualmente obras em mais 40 praças, a serem entregues até o fim deste ano. Apenas em 2021, a Prefeitura inaugurou seis espaços de convivência e lazer na cidade, situadas nos bairros de Mussurunga, Nova Brasília, Bairro da Paz, Dom Avelar, Valéria e Boca do Rio. Desde 2013, mais de 450 equipamentos do tipo foram construídos ou requalificados pela gestão, tornando-se verdadeiros playgrounds a céu aberto e garantindo a muitos cidadãos opções de lazer sem custos e próximo de casa. Foto: Betto Jr./Secom

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados