“A vacina chegou mas os desafios para vencer os prejuízos sociais da pandemia são gigantescos”, avalia Marta Rodrigues

Líder da oposição na Câmara Municipal de Salvador, a vereadora Marta Rodrigues (PT) comemorou, nesta terça (19), o início da vacinação na capital e na Bahia e disse ser importante manter a pressão pela qualidade do Sistema Único de Saúde (SUS) e pensar coletivamente políticas públicas para enfrentar os prejuízos sociais causados pela pandemia.
“Cerca de 80% da população brasileira é atendida pelo SUS, a maioria negra. Fortalecer o SUS é preservar vidas, evitar comorbidades e doenças graves que venham a causar complicações”, disse.

Segundo Marta, a mesma união estabelecida entre os gestores para imunizar a população deve ser refletida também no combate ao desemprego e à pobreza crescentes na sociedade, como exemplo da população de rua, número que aumentou consideravelmente. “A questão da população de rua chama muita atenção em Salvador, é muito perceptível como cresceu o número de pessoas nessa situação. E, ao mesmo tempo, são elas que tem cinco vezes mais chances de contrair todos os tipos de doenças”.

Marta pontua a necessidade da prefeitura instituir a Política Municipal de Redução de Danos, já aprovada na Câmara. “É fundamental para garantir dignidade às pessoas em situação de rua”, destacou.

“Ficamos muito felizes com a chegada da vacina, mas, infelizmente, o cenário que se vislumbra ainda é de muitas dificuldades para serem vencidas. Temos em Salvador um alto índice de desemprego e de trabalhadores informais que gera muitas desigualdades, além de uma população de maioria negra que depende mais do Sistema Único de Saúde e de uma atenção básica de qualidade para diminuir comorbidades. OS desafios são ainda maiores”, declarou.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados