Cajazeiras ganha Arena Pronaica e nova Escola Ulysses Guimarães

Uma das principais áreas de lazer e convivência de Salvador e que faz parte da identidade da região de Cajazeiras está de cara nova, após obras realizadas pela Prefeitura. O antigo campo da Pronaica, agora Arena Pronaica, em Cajazeiras X, foi entregue nesta sexta-feira (23) pelo prefeito ACM Neto, junto com outra importante ação no bairro: a nova Escola Municipal Ulysses Guimarães, que deixou a precária estrutura em pré-moldado e deu lugar a um imóvel em alto padrão, pronto para receber os alunos quando forem retomadas as aulas devido à pandemia.

O evento também teve as presenças dos secretários de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), Luciano Sandes, e da Educação (Smed), Bruno Barral, além da presidente da Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF), Tânia Scofield. No caso da Arena Pronaica, a intervenção foi feita em uma área de mais de 20 mil m², com investimento de R$3,3 milhões.

“Havia um sonho da população de Cajazeiras em transformar essa área. Aqui se reúnem milhares de pessoas, sobretudo para a prática de atividades esportivas e também para comemorar, para celebrar momentos como o Carnaval e o aniversário da cidade. Então, pensou-se direitinho o que seria feito, o trabalho foi feito com muito capricho e, agora, essa é a realidade do local, que ficou fantástico”, disse ACM Neto.

Nova configuração – Com projeto desenvolvido pela FMLF e executado pela Seinfra, através da Superintendência de Obras Públicas (Sucop), a Arena Pronaica ganhou mais dois campos com grama sintética e uma quadra poliesportiva. Também foram construídas arquibancadas, sanitários e vestiários para o campo de futebol, principal modalidade praticada no equipamento esportivo.

Os frequentadores terão à disposição academia de saúde, equipamentos de ginástica, área de lazer, área de palco para eventos, parque infantil, pista de caminhada e corrida, além de estacionamento e guarita. Os quiosques às margens do campo foram requalificados e outros quatro foram construídos.

As calçadas, escadas do entorno e ponto de ônibus com cinco quiosques também foram requalificados. A estrutura contou, ainda, com intervenções paisagísticas e recebeu nova iluminação em LED. Já os eventos poderão ser realizados nos campos, com proteção das estruturas existentes.

Escola – Já a Escola Municipal Ulysses Guimarães deixou para trás a realidade precária devido à desgastada estrutura em pré-moldado e ganhou um novo imóvel com cerca de 2 mil m² de área construída e investimento de R$5,7 milhões. São dez salas de aula climatizadas para alunos do Ensino Fundamental I e Educação de Jovens e Adultos (EJA) e mais duas salas para a Educação Infantil, sanitários masculino e feminino, dois sanitários para pessoas com necessidades especiais (PNE) feminino e outros dois masculino, sala multiuso, e sala de Acompanhamento Educacional Especializado (AEE).

A unidade de ensino tem também refeitório, rampa, estacionamento, quadra poliesportiva coberta com arquibancada, vestuário, áreas de recreio e descoberto, jardim, guarita e subestação, dentre outras dependências. Toda a estrutura já segue os protocolos recomendados pelas autoridades sanitárias para enfrentamento à pandemia de Covid-19, caso as aulas sejam retomadas. A capacidade da escola é de 1 mil alunos.

Ao lado do filho Eric Cauã, de 3 aninhos, a dona de casa Débora Cristina Souza, 39 anos, ficou bastante empolgada nas intervenções feitas na arena esportiva e na escola. “Cajazeiras estava precisando disso. A obra na Arena Pronaica, mesmo, superou as minhas expectativas. Vamos ter mais lazer, que era o que faltava aqui, meu filho agora tem um lugar para brincar, tô achando maravilhoso, não tenho nem palavras, tá lindo demais! A escola foi toda reconstruída, se vir o antes e o depois ninguém acredita o quanto era horrível. Com essa nova estrutura, os alunos já estão doidos para voltar e, depois dessa agonia (pandemia), com certeza vão chegar e abraçar”, relatou. Fotos: Valter Pontes/Secom

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados