PSD e PP são os partidos com mais candidatos a prefeito na Bahia

Da base do governador Rui Costa, o PSD e o PP são os dois partidos, até o momento, com mais candidatos a prefeito na Bahia. Até ontem, o site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) registrou 1.008 postulantes de diferentes siglas ao Executivo municipal no estado. Do total, 189 vão concorrer pelo PSD – legenda comandada pelo senador Otto Alencar na Bahia. Em seguida, aparece o PP, do vice-governador João Leão, com 142 nomes.

A briga entre as agremiações partidárias pelos municípios tem sido acirrada. Nesta semana, o clima esquentou entre os deputados federais Otto Alencar Filho (PSD) e Mario Negromonte Júnior (PP) por causa da disputa pela prefeitura de Jeremoabo.

“Tive acesso a um vídeo do deputado federal Mário Negromonte Júnior, onde ele faz provocações a mim e ao senador Otto Alencar. Deputado federal Mário Negromonte Júnior, o senhor é que deveria ter vergonha de ter seu nome, e o nome de seu pai envolvido na Operação Lava Jato e responder à Justiça por isso. Por isso, seu pai foi afastado recentemente do Tribunal de Contas dos Municípios. Diferente do senhor, eu e o senador Otto Alencar temos uma vida ilibada. Não temos um processo sequer na Justiça. O senador Otto Alencar vem trabalhando consistentemente ao longo de 34 anos, e vem ajudando não só Jeremoabo, mas toda a Bahia. Estaremos aqui para defender a nossa honra, com coragem e ética”, declarou, em um vídeo que tem circulado nas mídias sociais.

Mário Negromonte Júnior respondeu a Ottinho, como é conhecido o filho do senador Otto Alencar. “Venho lamentar um vídeo que circulou ontem de um político de fora da região, que tentou denegrir a minha imagem e da minha família. Minha família que tanto contribuiu por essa região e por Jeremoabo. (…) Nós não vamos baixar o nível. Nós vamos nos manter tranquilos, falando com o povo. Quando eles vierem com pedras, nós vamos com flores e com o nosso trabalho. Quando eles vierem com a mentira, nós vamos vir com a verdade, mas também com muita serenidade, até porque, se alguém não pode falar em justiça e em condenação, esse alguém é o grupo político que estava aí. Todo mundo sabe quem não pode ser candidato a prefeito em Jeremoabo. E mais: todo mundo sabe quem tentou um terceiro mandato, contra a Constituição Federal, enganando o povo, dando um golpe e trazendo custos para a Justiça Eleitoral”, pontuou.

Em Jeremoabo, a candidata do PSD é Anabel de Tista, já o PP tem Deri do Paloma. Além da briga pelas prefeituras, as duas legendas têm disputado a presidência da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). Por um acordo entre os partidos, o deputado estadual Adolfo Menezes (PSD) sucederia Nelson Leal (PP) no comando do Legislativo, mas o progressista tem manifestado o interesse de ser reeleito e permanecer mais dois anos no posto.

Outras legendas

Depois do PSD e PP, o PT é a sigla com mais candidatos a prefeito na Bahia. A legenda do governador Rui Costa chegou a ter o maior número de gestores municipais no estado. Em 2012, elegeu 93 chefes do Executivo, mas caiu para 39 quatro anos depois.

Em seguida, o DEM – legenda do prefeito de Salvador, ACM Neto – é o partido com mais postulantes a Executivos municipais no pleito deste ano. O PSDB tem 33 candidatos. Já o MDB, que vive uma crise desde a prisão do ex-ministro Geddel Vieira Lima, terá 32 nomes brigando por prefeituras baianas.(Tribuna da Bahia)Foto:Reprodução

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados