Profissionais da Salvamar passam por qualificação

A Coordenadoria de Salvamento Aquático de Salvador (Salvamar) promoveu, na manhã desta terça-feira (16), uma qualificação com agentes de salvamento, com o objetivo de atualizar e aperfeiçoar o conhecimento dos profissionais. Durante a capacitação, os salva-vidas foram atualizados com informações sobre medidas preventivas, novidades no salvamento aquático, questões jurídicas e abordagem aos banhistas nas praias.

“No inverno, aproveitamos o baixo fluxo de banhistas nas praias para requalificar os agentes, de forma escalonada, a fim de prestar um serviço melhor à população”, declarou o chefe do setor de Prevenção e Treinamento da Salvamar, Leonardo Veloso.

O trabalho do salva-vidas segue protocolos internacionais, a exemplo da American Heart Association, através da Sociedade Brasileira de Cardiologia. “De dois em dois anos, os protocolos passam por modificações no que diz respeito ao atendimento pré-hospitalar e no suporte dado às vítimas, por isso é necessária a atualização constante, para ofertar um atendimento de qualidade para os banhistas”, explicou.

O agente de salvamento Francisco Abreu participou da qualificação nesta manhã. Aos 57 anos e com 34 de profissão, ele afirma que a atividade ajuda na atualização necessária para agir como salva-vidas. “Quando estamos atualizados, realizamos o processo de salvamento e abordagem de uma forma melhor”.

Medidas preventivas – Veloso reforçou ainda algumas medidas preventivas, especialmente no inverno, quando aumentam a força das ondas e a velocidade do vento. “Neste período as praias sofrem modificações, aumentando as correntes de retorno, tornando-as perigosas para os banhistas”.

Ele reforça que o mês de setembro é mais perigoso, quando há a transição do inverno para a primavera. Isso porque o sol é mais constante, atraindo banhistas, porém ainda com correntes de inverno, aumentando as ocorrências.

Um dado importante, lembrado pelo chefe do Setor de Prevenção em relação às ocorrências, reforça a importância de evitar o consumo de bebida alcoólica nas praias. Segundo ele, em mais da metade dos registros com adultos, foi identificado o uso de álcool, substância que contribui para que a pessoa tenha os reflexos alterados e não perceba os sinais de perigo. “Se for beber, prefira um banho de chuveiro, em vez de se arriscar no mar”, concluiu.

Estrutura – A Salvamar dispõe de 240 agentes distribuídos em 35 postos, ao longo de 28 quilômetros de orla, no trecho entre as praias de Jardim de Alah e Ipitanga (próximo ao kartódromo). Outros quatro postos móveis atuam diariamente e servem também a eventos do Município. Os profissionais têm a missão de proteger e orientar banhistas e demais frequentadores.

A estrutura de atuação é composta por moto aquática, pranchões, pés-de-pato, máscaras de mergulho, respiradores, capacetes e botes. Os salva-vidas também realizam medidas preventivas, educacionais, de orientação e de salvamento em ambientes aquáticos, evitando afogamentos e preservando a vida de quem estiver em perigo.

Contato – Em caso de emergência, além do contato direto com os profissionais nas praias, o serviço pode ser acionado através do número (71) 3363-5333. Já nas demais praias fora do trecho Jardim de Alah-Ipitanga, o contato deverá ser feito com o Grupamento Marítimo (Gmar), do Corpo de Bombeiros, pelo número 193. Foto: Jefferson Peixoto/Secom

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