Escritor menciona a importância da leitura para uma mente saudável

No dia 5 de agosto foi comemorado o Dia Nacional da Saúde no Brasil. A data, que tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre a importância da educação sanitária e a ter um estilo de vida mais saudável, foi escolhida em homenagem ao médico e sanitarista Oswaldo Gonçalves Cruz, que nasceu em 5 de agosto de 1872.

Uma das áreas que mais chama atenção nesse tema atualmente é a questão da saúde mental, que envolve diversos outros fatores.

O escritor luso-brasileiro com atuação em Portugal Igor Lopes alertou que a leitura pode ser uma aliada no que diz respeito a uma maior qualidade desse sentido, tendo em vista os benefícios trazidos pelo hábito.

Para ele, a leitura é uma forte aliada porque estimula a parte cognitiva. Ou seja, a função do estímulo ao conhecimento.

“Estimula também a uma viagem no tempo, o imaginário coletivo, faz com que a pessoa tenha acesso a um outro formato comunicacional que é o contato com as letras e fora a parte básica do desenvolvimento ortográfico, melhor desempenho na escrita e o fortalecimento do vocabulário”, falou.

Segundo Igor, numa análise mais complexa, é possível dizer que a leitura traz essa melhoria da saúde mental porque traz a possibilidade do se transportar para uma realidade diferente do real.

“Podendo sair do estágio atual, que pode não ser agradável, para um mundo paralelo de melhor vivência, como no caso de livros que contam romances”, disse.

“E quando o assunto é contemporâneo a viagem se dá por entre as opiniões mais distintas da realidade, trazendo esse conhecimento do saber de outros”, emendou o escritor.

Ainda conforme Igor Lopes, existem diversos outros benefícios – além dos já conhecidos – que são trazidos pelo hábito da leitura, mas que precisam ser descritos.

“Trata-se do ter contato com outras opiniões, outras realidades, outras visões. É você, como já dito, se transpor para uma nova realidade que muitas vezes pode ser bem mais benéfica do que a que você pode estar passando no momento”, comentou.

Sobre Igor Lopes

Igor Lopes é um jornalista luso-brasileiro Doutorando em Ciências da Comunicação e Mestre em Comunicação e Jornalismo. Especialista em Gestão de Redes Sociais e Comunidades, Especialista em Marketing Digital e Comunicação Midiática Contemporânea.

Ele também é CEO da Agência Incomparáveis, escritor e social media entre Brasil e Portugal. Foto: Divulgação / MF Press Global

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados