Salvador inicia campanhas de multivacinação e poliomielite na segunda (8)

A partir da próxima segunda-feira (8), as campanhas nacionais de Vacinação contra a Poliomielite e a de Multivacinação para Atualização da Caderneta de Vacinação da Criança e do Adolescente terão início em Salvador. As estratégias seguem até 9 de setembro.

No total, 156 salas de vacinas instaladas nos postos de saúde da rede básica soteropolitana vão aplicar os imunizantes de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 8h às 17h. No total, são esperadas mais de 152 mil crianças menores de 5 anos na estratégia contra pólio e outros 497 mil jovens com idade inferior a 15 anos para atualização de multivacinação.

“Observamos durante esses dois anos de pandemia uma queda significativa das coberturas vacinais infantis em todo país. Isso faz com que o risco do retorno da poliomielite, que provoca a paralisia infantil, seja real. Por esse motivo, estamos convocando todos os pais e responsáveis para a atualização da caderneta de imunização dos jovens com a vacinação de rotina para evitar a transmissão de doenças que são imunopreveníveis em nossa cidade”, explicou a coordenadora de Imunização da SMS, Doiane Lemos.

Campanha contra pólio – A meta para a campanha contra a poliomielite é vacinar pelo menos 95% das crianças menores de 5 anos que residem no município. Há duas vacinas contra a pólio disponíveis no calendário de vacinação: a VPO (vacina pólio oral), também conhecida por ser a vacina da gotinha, e a VIP (vacina inativada pólio), administrada por via intramuscular.

Multivacinação – Para multivacinação, a estratégia é atualizar a caderneta de vacinação das crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade. Estarão disponíveis doses de imunizantes tríplice viral, tetraviral, DTP, HPV quadrivalente, meningocócica conjugada (ACWY), Pneumocócica 10 e BCG, dentre outras.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados