Golpes: Condomínios alertam para falsos entrevistadores do IBGE

A Associação das Administradoras de Bens Imóveis e Condomínios de São Paulo (AABIC) e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) alertam a população sobre registros de falsos recenseadores do Censo IBGE 2022, que será iniciado somente em 1º de agosto. Abordagem do tipo já foi relatada por muitos condomínios no estado paulista.

Segundo o IBGE, neste momento, outras pesquisas regulares são realizadas, tais como a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD-C), que visita residências pré-selecionadas durante o ano todo. Para essa amostragem, o agente do IBGE apresenta uma carta da instituição indicando a participação daquele domicílio na pesquisa.

Também neste momento, a abordagem que ocorre referente ao Censo 2022 é a Pesquisa de Entorno, no qual o agente do IBGE visita alguns condomínios e solicita o contato de um síndico e/ou da administradora do condomínio, para que possa enviar o material explicativo sobre a dinâmica do processo, por e-mail ou telefone.

A AABIC e o IBGE estão atuando conjuntamente para estabelecer regras de segurança quando o Censo for iniciado no próximo mês. Ao iniciar a abordagem, o recenseador estará identificado com uniforme, boné, colete e bolsa azuis com a logomarca do IBGE. No colete, estará o crachá de identificação, com foto e os números de matrícula e identidade. Os recenseadores utilizarão um aparelho semelhante a um smartphone, na cor azul, para coleta das informações.

O morador também poderá confirmar a identificação de qualquer profissional do IBGE por meio de algumas opções, como o QR Code impresso no crachá, além de solicitar informações pelo telefone 0800 821-8181, repassando matrícula, RG ou CPF ou, ainda, pelo portal: www.respondendo.ibge.gov.br, digitando a matrícula, RG ou CPF. Essa recomendação vale para todas as pesquisas do IBGE, não somente o Censo 2022. A preocupação com a segurança faz parte dos protocolos de abordagem do instituto.

Diante desse cenário, no qual criminosos se aproveitam de oportunidades como o Censo para a prática de golpes, a AABIC – que congrega as maiores administradoras de condomínios do País e que é responsável por 53% de sua gestão, só na Grande São Paulo – na qual administra atualmente 16 mil condomínios e mais de 60 mil imóveis locados, onde vivem cerca de 5,1 milhões de pessoas, está trabalhando junto ao IBGE para orientar como poderá ser a abordagem nos condomínios.

A entidade tem preocupação em como será mantida a segurança dos moradores, facilitar o acesso do recenseador e também incentivar que as pessoas compreendam a importância do Censo.

Categorias: Destaque

Comentários estão fechados