Funceb inscreve escolas públicas como Pontos de Exibição do Circuito Luiz Orlando

Inscrição online e gratuita acontece até 21 de julho no site da Dimas e da Funceb
A Fundação Cultural do Estado da Bahia, por meio de sua Diretoria de Audiovisual (Dimas/Funceb), junto à Secretaria de Educação do Estado, abrem chamada para escolas públicas estaduais participarem como pontos de exibição do Circuito Luiz Orlando de Exibição Audiovisual. A inscrição acontece de forma online e gratuita, de 21 de junho a 21 de julho no site da Dimas e da Funceb. O projeto, fruto de um Termo de Cooperação entre as instituições, foi lançado nesta segunda (20), na Secretaria de Educação.

O Circuito Luiz Orlando tem como pilar o cumprimento da Lei n. 13.006/2014, que determina a exibição da produção nacional nas escolas e segue as diretrizes de difusão das artes em espaços escolares, abrigadas na Lei Orgânica da Cultura da Bahia. O projeto visa promover a ampliação do acesso ao cinema brasileiro, principalmente baiano, no âmbito dos espaços escolares, fortalecer a relação entre o cinema e a educação nas escolas públicas do estado da Bahia, além da formação de público. Com isso, o Circuito pretende ampliar sua rede de exibição para os 417 municípios baianos.

A curadoria será diversa e com ampla possibilidade de debates, entre curtas e longas-metragens, e os filmes serão selecionados a partir de diferentes acervos como as 60 obras baianas contempladas no Prêmio de Exibição Audiovisual (Programa Aldir Blanc Bahia). Além de filmes financiados através do Fundo de Cultura, bem como, obras da cinematografia brasileira contemporânea em parceria com distribuidoras, produtoras e plataformas voltadas para distribuição de filmes e impacto social.

As obras serão distribuídas por meio digital, e as escolas precisarão dispor de rede de internet, computador e projetor para realizar as exibições. No ato de inscrição a escola deverá indicar um professor que será responsável pela execução das sessões e interlocução com a Fundação Cultural.

Sobre o Circuito Luiz Orlando

Lançado em novembro de 2018 pela Fundação Cultural do Estado por meio de sua Diretoria de Audiovisual (DIMAS), o Circuito Luiz Orlando de Exibição Audiovisual é uma iniciativa de suporte e formação a Pontos de Exibição na capital e no interior da Bahia. A ação pretende difundir a produção baiana no segmento, ampliar o acesso e estimular reflexões e diálogos em torno de temas relevantes para agenda contemporânea, a partir da perspectiva audiovisual.

Além disso, o Circuito sistematiza a distribuição do acervo de materiais produzidos, através do Fundo de Cultura do Estado da Bahia; realiza atividades de formação e mediação cultural dentro da linguagem audiovisual e a elabora materiais de uso pedagógico com conteúdo de apoio aos exibidores e educadores. Mais de 16 mil espectadores já foram alcançados em todo o estado.

Cadastre aqui a sua escola como ponto de exibição e receba filmes mensalmente. AQUI.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados