Operação Silere apreende 28 equipamentos no fim de semana

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur) realizou, no final de semana, mais uma fiscalização de combate à poluição sonora no município, realizada de forma integrada com a Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) e as polícias Militar e Civil. De sexta (17) a domingo (19), foram contabilizadas 826 denúncias, com 212 vistorias realizadas.

Os agentes apreenderam 28 equipamentos de som nos bairros de Periperi, São Cristóvão, Ribeira, IAPI, Engenho Velho de Brotas, Doron, Luiz Anselmo e Vasco da Gama. Já os bairros mais denunciados foram Pituba, Uruguai, Brotas, Itapuã e Liberdade.

Balanço – Entre janeiro e 19 de junho deste ano, foram registradas mais de 42,7 mil denúncias, com mais de dez mil vistorias realizadas e mais de mil apreensões de equipamentos. Os bairros mais denunciados no período foram IAPI, Santa Cruz, Pernambués e Itapuã. As fontes emissoras mais denunciadas são veículo particular, área pública e estabelecimentos como bar, restaurante e boate, respectivamente.

A lei municipal 5.354/1998, que dispõe sobre a utilização sonora em Salvador, permite a emissão de ruídos com níveis até 70 decibéis das 7h às 22h e até 60 decibéis das 22h às 7h. Para o cidadão ou estabelecimento que for flagrado infringindo a lei, a multa varia de R$1.211,73 a R$201.788,90 e os equipamentos sonoros são apreendidos.

Aplicativo – Além do serviço Fala Salvador, no número 156 ou site www. falasalvador. ba. gov. br, os cidadãos também podem fazer a denúncia em tempo real através do aplicativo Sonora Salvador A ferramenta lançada pela Sedur permite também acompanhar o atendimento, garantindo mais agilidade na prestação do serviço. O app pode ser baixado através do Play Store (Android) e, em breve, também será lançada a versão para iOS, no Apple Store.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados