Gabriel Bandeira celebra seis medalhas no primeiro Mundial da carreira

Nadador encerrou a competição neste sábado com vitória nos 100m borboleta.

Talento da nova geração de atletas paralímpicos, Gabriel Bandeira surpreendeu o país no Mundial de natação paralímpica que teve fim neste sábado, dia 18, na Ilha da Madeira em Portugal. Ele terminou a participação com uma impecável atuação nos 100m borboleta com o tempo de 55’02’’. No total, Gabriel conquistou três medalhas de ouro, uma prata e dois bronzes. Ele comemorou a medalha dourada em sua principal prova.

“Foi meu primeiro Mundial. Estou orgulhoso demais da minha participação. Muito feliz com todas as medalhas. Essa prova (100m borboleta) é muito difícil de nadar ainda mais no último dia, mas fechei com chave de ouro. Cada prova teve um gostinho e uma história especial. Foi melhor do que eu imaginava, estava treinando demais para ganhar as medalhas que eu fui prata em Tóquio e consegui. Agora é foco para o Parapan e Mundial do ano que vem”, empolga-se Gabriel.

O atleta agradeceu a parceria com o seu técnico Alexandre Vieira, a equipe técnica e o apoio dos atletas da Seleção Brasileira de natação. “Muito bom poder compartilhar tantas coisas com os amigos de treino que estão viajando comigo. A relação com todas é ótima. Meu técnico foi essencial na preparação. Ele priorizou um ritmo forte, aumentou o volume, nadei mais estilos, treinei muito as trocas do medley. Conseguiu trabalhar bastante isso. Estou cada vez mais confiante do trabalho com ele. Foi só cair na água e saiu o resultado. Foi uma honra representar o Brasil aqui ainda mais com essa campanha. Vai dar orgulho lembrar”, finaliza.

Natural de Indaiatuba (SP), Gabriel praticou natação convencional por quase 10 anos. Chegou a treinar natação do Minas Tênis Clube. Em 2019 migrou para o esporte paralímpico. Atualmente vive na cidade de Uberlândia e treina no Praia Clube com Alexandre.

Em sua primeira participação em Jogos Paralímpicos, nos Jogos de Tóquio, Gabriel Bandeira conquistou quatro medalhas e se apresentou oficialmente ao mundo como o rosto da nova geração da natação paralímpica brasileira. Com a curta carreira no esporte paralímpico, essa foi a estreia de Gabriel em Mundiais. A equipe brasileira contou com 29 atletas e teve uma participação histórica no evento.

Conquistas no Mundial na Ilha da Madeira, em Portugal 2022:

OURO – 200m livre S14

1:52’42” – recorde da competição e das Américas

OURO – 200m medley S14

2:07’50” com recorde mundial

OURO – 200m borboleta S14

55’02’’

PRATA – 100m costas S14

59’86”

BRONZE – revezamento misto 4x100m livre S14

3:49’93”. Gabriel abriu o com o tempo de 50’61”, seguido por Ana Karolina Soares e Débora Borges Carneiro. João Pedro Brutos fechou a prova.

BRONZE – revezamento misto 4x100m medley S14

4:13’35’’ com Ana Karolina Soares, João Pedro Brutos e Débora Borges Carneiro. Foto: Divulgação

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados