Maio Amarelo: Transalvador leva ações educativas para empresas sobre trânsito seguro

Através do programa Condutor Cidadão, agentes da equipe de Educação no Trânsito da Superintendência de Trânsito do Salvador (Transalvador) realizam ações educativas com colaboradores de entidades privadas e órgãos públicos da capital baiana. Na manhã desta terça-feira (24), 100 funcionários da empresa Morel, terceirizada da Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba), participaram de uma palestra de conscientização e oficinas de direção defensiva com o tema Juntos Salvamos Vidas.

Durante a manhã, os condutores puderam ter orientações sobre direção defensiva, conhecer as regras de circulação e sinalização de trânsito, além de tirarem dúvidas e aprenderem sobre como dirigir com mais cautela e atenção. Na oportunidade, os agentes apresentaram práticas responsáveis no trânsito, condutas adequadas e falaram sobre as inovações legislativas e direção segura.

Ministrada pelo chefe do Setor de Campanhas Educativas da Transalvador, Lenildo Galdino Azevedo, a palestra busca orientar e ajudar os motoristas a dirigirem de forma mais segura e consciente. “A receptividade dos conteúdos é muito positiva. Sentimos que os colaboradores se atentam sobre o tema e o feedback é o melhor possível”, pontuou.

Redução de acidentes – Segundo o agente de trânsito, as ações têm um efeito positivo ao longo do tempo. “Após a palestra, quando a gente retorna às empresas, percebemos que a atuação dos motoristas é mais segura. Os estacionamentos são mais organizados, os condutores já são mais conscientes, utilizando o cinto de segurança. O índice de acidentes com motoristas das empresas que são visitadas cai drasticamente”, afirmou Galdino.

Na semana passada, a atividade foi realizada na JG Engenharia. A técnica de segurança da empresa, Juliana Bezerra, falou sobre os efeitos da ação na conduta dos motoristas de caminhões que realizam a coleta de lixo domiciliar na capital baiana.

“Durante a ação os colaboradores demonstraram bastante interesse. Foi uma manhã muito produtiva e nós já sentimos a mudança do comportamento em relação a direção defensiva, na atividade do dia a dia dos condutores. Foi um encontro lúdico, dinâmico, onde foram realizadas atividades que eles puderam entender a importância de seguir as recomendações do Código de Trânsito Brasileiro. A equipe da Transalvador, durante a palestra, oferece acesso a informações relevantes tanto para vida profissional quanto pessoal dos funcionários”.

No decorrer da campanha Maio Amarelo, a Transalvador já visitou nove empresas, atingindo um público de mais de 1.200 pessoas. Entretanto, as ações educativas são realizadas durante o ano todo. Como cada empresa possui Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat), nesta ocasião, o órgão municipal participa das atividades, a convite das instituições. Para solicitar a participação da equipe, os interessados devem entregar um ofício na sede do órgão, localizada nos Barris.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados