Leo Prates solicita criação do Programa Mãe Bahia

O deputado Leo Prates (PDT) apresentou, na Assembleia Legislativa, indicação endereçada ao Governo da Bahia solicitando a criação do programa Mãe Bahia, para incentivar e dar condições para as gestantes aderirem ao pré-natal.

“Considerando que o pré-natal tem um papel fundamental na prevenção e detecção precoce de doenças maternas e fetais, permitindo que mãe e bebê tenham um desenvolvimento saudável, reduzindo os riscos para ambos durante e após a gestação”, justificou o parlamentar.

O Programa Mãe Bahia deve garantir a captação precoce e a adesão de gestantes beneficiárias do Auxílio Brasil, às consultas e exames do pré-natal, preferencialmente, até a 12ª semana de gestação. O programa também tem o objetivo de fortalecer o vínculo das futuras mães à maternidade de referência, com visitas de vinculação ao local onde deverá ser feito o parto.

O programa garantiria às gestantes 24 vales-transporte (ou bilhetes eletrônicos nos municípios que o adotam), a serem utilizados para realização de 7 consultas de pré-natal, 3 exames diagnósticos, 1 visita de vinculação à Maternidade de referência e para 1 consulta de puerpério/recém-nascido.

Para incentivar ainda mais a participação no pré-natal, as mães que comprovarem, após a 25ª semana de gestação, que realizaram todas as consultas e exames do pré-natal, receberão 1 Kit enxoval básico para cada bebê que nascer.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados