As mães formam a base que sustenta a sociedade”, diz Ireuda Silva

A presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, vereadora Ireuda Silva (Republicanos), afirmou que as mães são elementos fundamentais na base da sociedade. Isso porque elas, enquanto mulheres e também chefes de família, exercem um papel fundamental na economia e na educação dos filhos, que são o futuro do país e do mundo.

“Ser mãe é uma das maiores responsabilidades que um ser humano pode ter. A elas é delegada a função de educar e preparar crianças e adolescentes que, um dia, se tornarão adultos e ditarão os rumos do mundo. O Dia das Mães carrega essa simbologia – é uma data que, além de seu significado social e afetivo, tornou-se uma das mais comerciais de todo o ano, movimentando bilhões de reais. Portanto, as mães formam a base que sustenta a sociedade”, diz Ireuda.

A republicana aponta ainda que é cada vez maior o número de mães a levarem uma “vida dupla”, dividindo-se entre cuidar da família e trabalhar fora. Isso causa uma série de problemas, como exaustão física e mental, uma vez que os homens ainda relutam em assumir tarefas domésticas. “Muitos maridos resistem em dividir as funções com suas esposas porque os papéis ainda são vistos dessa forma, escalonados por gênero”, aponta.

Ireuda defende ainda que essa data seja mais uma oportunidade para refletirmos sobre a luta contra o machismo estrutural e pelos direitos da mulher. “Um dos grandes males do machismo é retirar das mães a sua dignidade e as condições necessárias para que elas criem seus filhos. O Brasil hoje tem mais de 11 milhões de mães obrigadas a cuidar sozinhas do lar, porque seus antigos companheiros fugiram à responsabilidade. Isso não deixa de ser uma forma de violência, pois fere a mulher do ponto de vista psicológico, emocional e material”, argumenta.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados