Salvador 473 anos: Novo Cras na Federação atenderá 5 mil famílias da região

Dentro da semana do aniversário de 473 anos de fundação de Salvador, a população ganha mais um presente, que vai auxiliar principalmente famílias em situação de vulnerabilidade social. Instalado pela Prefeitura, o novo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Federação, situado na Rua Professor Aristides Novis, 13, foi entregue nesta quinta-feira (31), com as presenças do prefeito Bruno Reis e do titular da Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esporte e Lazer (Sempre), Kiki Bispo, demais gestores e autoridades municipais.

A estrutura funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e tem capacidade para acolher 5 mil famílias residentes nos 18 bairros da área de abrangência do Cras, como Alto das Pombas, Engenho Velho da Federação, Garcia, São Lázaro, Vale das Muriçocas, Vasco da Gama e Garcia. Este é o quinto Cras inaugurado desde 2021 que, somado aos equipamentos localizados em Brotas, Castelo Branco, Lobato, Nordeste/Lucaia, e Boca do Rio, concentram juntos 30 mil atendimentos socioassistenciais.

Reforçando a importância das ações sociais na atual gestão, o prefeito Bruno Reis reforçou a vocação da Prefeitura em assistir à população mais carente. “Nossa intenção é ajudar a população mais necessitada até que estes cidadãos possam recuperar sua vida antes da pandemia, com emprego e renda suficientes para sustentar suas famílias. A partir de agora, vamos investir em Cras modelos, com ações padronizadas, pois é aqui que as famílias têm seus vínculos restabelecidos. Salvador acaba de completar 473 anos, e temos o que comemorar em todos os setores, pois estamos modificando a cidade e, por consequência, mudando a vida das pessoas para melhor”, afirmou.

Estrutura – O Cras Federação possui dois andares com cinco salas de atendimento, Cadastro Único (CadÚnico), salas multiuso, brinquedoteca, espaço de convivência com duas salas, coordenação, copa, cinco sanitários entre feminino, masculino e pessoa com deficiência, além de dois almoxarifados. O público alvo é formado por famílias, seus membros e indivíduos que estejam em alguma das seguintes situações: vulnerabilidade social, como os beneficiários do programa Auxílio Brasil (antigo Bolsa Família); em extrema pobreza e pobreza; em privação (ausência de renda, acesso precário ou nulo aos serviços públicos) e fragilização de vínculos afetivos.

“Toda essa estrutura está disponível de forma a ofertar, em especial neste momento pandêmico, a Proteção Social Básica, o desenvolvimento de ações com famílias e indivíduos, fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, evitando que os mesmos tenham seus direitos violados e possibilitando a superação de condições de vulnerabilidade”, frisou o titular da Sempre, Kiki Bispo.

O Cras funciona garantindo melhores condições para serem colocadas em prática ações do Programa de Atenção Integral à Família (Paif), através de serviços de acolhimento, acompanhamento sociofamiliar e atividades socioeducativas com famílias no contexto comunitário. São feitos, ainda, atendimentos individuais e coletivos; visitas domiciliares e institucionais em que são encaminhadas à rede socioassistencial, bem como incentivos à geração de trabalho e renda, através de capacitação e intermediação de mão de obra, assim como a articulação e fortalecimento de grupos sociais locais.

Outras iniciativas – Desde que a Sempre iniciou a descentralização do atendimento para o programa Auxílio Brasil, colocando o maior número de equipamentos à disposição dos cidadãos, o número de inscritos no Ministério da Cidadania para o recebimento do programa cresceu significativamente. De acordo com a pasta, atualmente são 231.732 famílias beneficiárias do Auxílio Brasil, sendo 210.971 em extrema pobreza e 20.815 em situação de pobreza. Apenas neste mês de março, foram feitos 4.417 novos cadastros. Entre pessoas com novas inscrições e recadastradas, o número é de 45.385 mil.

O titular da Sempre enumera a capacidade atual da secretária no atendimento à população mais necessitada. “Temos uma estrutura com 1,1 mil vagas para a população de rua, duas unidades de restaurante popular e uma terceira engatilhada. Até o fim do ano vamos dar início ao Cras Referência, para que Salvador prossiga avançando também na área social”, elencou Bispo. Foto: Valter Pontes/Secom

Categorias: Sem categoria

Comentários estão fechados